Cerca de 24 horas depois de Jürgen Klopp dar a confirmação oficiosa, surge a confirmação oficial: o Liverpool anunciou esta segunda-feira que Arne Slot, até aqui treinador do Feyenoord, é o sucessor do alemão no clube inglês. O neerlandês de 45 anos assinou por três temporadas e custou cerca de nove milhões de euros fixos mais dois em cláusulas variáveis.
“O Liverpool Football Club pode anunciar que Arne Slot chegou a acordo para ser o novo treinador do clube, assumindo funções no dia 1 de junho de 2024. O treinador de 45 anos junta-se aos reds vindo do Feyenoord na antecâmara da temporada 2024/25 depois de um acordo ter sido alcançado com o clube da Eredivisie. Slot vai substituir Jürgen Klopp ao leme depois da decisão deste de deixar o cargo no fim da atual temporada”, pode ler-se no comunicado emitido pelo Liverpool.
We can announce Arne Slot has agreed a deal to become the club’s new head coach, formally taking up the position on June 1, 2024, subject to a work permit ????
— Liverpool FC (@LFC) May 20, 2024
De acordo com o The Guardian, o acordo entre Liverpool e Arne Slot está fechado há cerca de três semanas, mas o clube só quis anunciar o novo treinador depois do fim da Premier League, que aconteceu este domingo. Jürgen Klopp, aliás, antecipou-se e confirmou que seria o neerlandês a substituí-lo em pleno relvado de Anfield, enquanto se despedia dos adeptos ao fim de nove anos de ligação, entoando o cântico que normalmente lhe era dedicado já com o nome de Arne Slot.
O até aqui treinador do Feyenoord era o favorito da estrutura do Liverpool para suceder a Jürgen Klopp depois de Xabi Alonso, antigo jogador dos reds, ter garantido que ia ficar no Bayer Leverkusen após a conquista da Bundesliga. Rúben Amorim chegou a ser um nome a ter em conta na corrida, mas Arne Slot teve sempre a pole-position.
O neerlandês de 45 anos é natural de Bergentheim e também foi jogador, tendo passado por Zwolle, NAC Breda, Sparta Roterdão e PEC Zwolle antes de terminar a carreira em 2013. Entrou desde logo no staff do mesmo PEC Zwolle, tornando-se treinador das camadas jovens, e mudou-se depois para o Cambuur, onde foi adjunto de Marcel Keizer e Rob Maas. Tornou-se treinador interino na sequência do despedimento de Maas e foi recompensado pelos bons resultados com o cargo efetivo, chegando às meias-finais da Taça dos Países Baixos pela primeira vez na história do clube.
Mudou-se para o AZ Alkmaar em 2017, como adjunto de John van den Brom, e subiu novamente a treinador principal um ano depois. Saiu para o Feyenoord em 2021 e tornou-se um dos técnicos mais bem sucedidos da história recente dos neerlandeses: chegou à final da Liga Conferência em 2022, perdendo para a Roma de José Mourinho, conquistou o Campeonato em 2023 e venceu a Taça dos Países Baixos em 2024. Agora, assume o pesado legado de suceder a Jürgen Klopp em Anfield.