Aos 26 anos, Ademola Lookman nunca tinha assinado um hat-trick ao longo de toda a carreira. Esta quarta-feira, Ademola Lookman escolheu que era o dia ideal para marcar o primeiro hat-trick da carreira. Abriu o marcador, aumentou a vantagem ainda na primeira parte e fechou o jogo na segunda: e foi o herói de uma Atalanta que venceu o Bayer Leverkusen em Dublin e conquistou a Liga Europa, o primeiro troféu europeu do clube.

Gasperini e uma equipa com toque de mito(logia) que chegou ao Olimpo (a crónica da final da Liga Europa)

O avançado nigeriano tornou-se apenas o quarto jogador a fazer um hat-trick numa final europeia, juntando-se a um lote muito restrito que conta com Puskás, Di Stéfano, Matteo Prati e Jupp Heynckes — sendo que o último tinha mesmo sido o alemão, já em 1975, na final da Taça dos Campeões Europeus e pelo Bayern Munique.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nascido em Inglaterra e filho de pais nigerianos, Lookman realizou a formação no Charlton e foi precisamente no clube inglês que se estreou profissionalmente. Passou depois para o Everton, cumprindo três temporadas na Premier League, e mudou-se para o RB Leipzig na sequência de um primeiro período de empréstimo aos alemães. Voltou a ser cedido, primeiro ao Fulham e depois ao Leicester, e só assentou na Atalanta em 2022, levando agora 30 golos no conjunto de duas épocas pelos italianos. Pelo meio, depois de ter sido internacional Sub-19, Sub-20 (foi campeão mundial da categoria) e Sub-21 por Inglaterra, decidiu representar a Nigéria e esteve na última final da CAN que os nigerianos, orientados por José Peseiro, perderam para a Costa do Marfim.

Na primeira final europeia em que participou, a Atalanta conquistou o primeiro troféu europeu da história do clube e tornou-se o primeiro emblema italiano a vencer a Taça UEFA/Liga Europa desde o Parma de Buffon, Cannavaro, Crespo, Nesta, Thuram e companhia em 1999. A nível individual e aos 66 anos, Gian Piero Gasperini levantou o primeiro título da carreira e deu à Atalanta o segundo melhor dia de sempre, depois da já longínqua conquista da Taça de Itália em 1963.

Os efeitos da vitória da Atalanta sentem-se também em Portugal, já que a derrota do Bayer Leverkusen na final da Liga Europa significa que o Benfica terá de esperar para saber se consegue entrar diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões. Com este cenário, os encarnados só conseguem evitar a terceira pré-eliminatória e o playoff se os italianos ainda conseguirem ficar nos quatro primeiros lugares da Serie A: atualmente e a duas jornadas do fim da temporada, estão na quinta posição a dois pontos do Bolonha e da Juventus.