A Car & Driver, uma das mais respeitadas publicações sobre automóveis dos EUA, realizou um estudo para apurar quais os veículos que respondem mais rapidamente ao acelerador. Não se tratou de medir a potência ou a capacidade de aceleração, mas sim a reacção do veículo, ganhando velocidade mais rapidamente assim que o condutor pressiona o pedal da direita, seja para realizar uma ultrapassagem ou para evitar uma situação perigosa.

A resposta ao acelerador não depende necessariamente da potência do veículo, do seu consumo ou preço, varia sim consoante a gestão do motor, fazendo corresponder a uma maior eficiência um ganho mais célere de velocidade. Para determinar os melhores e os piores modelos a responder ao acelerador, a Car & Driver montou um teste que consiste em comparar o tempo necessário para cada um dos veículos acelerar de 0-97 km/h (na realidade 96,54 km/h, o equivalente a 60 milhas/hora), com o que precisam para acelerar de 8-97 km/h (5 a 60 m/h).

A diferença entre ambas as medições determina a capacidade de resposta do veículo, sendo que, para surpresa da maioria, os carros tendem a ser mais rápidos a fazer um arranque a fundo, a partir do zero, do que numa partida lançada a 8 km/h e acelerar a fundo a partir da 1.ª velocidade até atingir a fasquia dos 97 km/h. A publicação norte-americana alargou o estudo aos modelos equipados com motores atmosféricos e aos que recorrem a unidades motrizes sobrealimentadas, o que permite ainda confirmar se o turbolag (atraso na resposta ao acelerador dos motores turbo) ainda é um problema ou se a fama (negativa) que o persegue é real.

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Entre todos os modelos que participaram no teste, dois sobressaíram ao conseguirem ser os únicos mais rápidos de 8 a 97 km/h do que de 0 a 97 km/h, que obriga o veículo a estar parado no momento do arranque, forçando-o a vencer a inércia. Referimo-nos ao pequeno Mitsubishi Mirage G4, que foi comercializado na Europa (incluindo em Portugal) como Colt, equipado com um motor com 1,2 litros que debita 80 cv, e o Honda Odyssey, um monovolume de dimensões generosas equipado com um motor 3.5 V6 com 280 cv. No grupo dos cinco primeiros na resposta ao acelerador podemos ainda encontrar um Chevrolet, um Kia e outro Honda, com este construtor a ser o único a colocar dois modelos entre os melhores deste ranking.

Se o Mitsubishi Colt e o Honda Odyssey surpreenderam pela positiva, o Porsche 718 Cayman e o BMW M235i Gran Coupe dão nas vistas, mas pela negativa. Rápido por ser potente e leve, o Porsche perde 2 segundos no arranque com partida lançada, enquanto o BMW fica 1,8 segundos mais lento. Neste ranking dos “menos bons”, a Porsche é o único construtor que bisa entre os cinco primeiros da lista, uma vez que o novo Cayenne Coupé Turbo GT, que bate o 718 Cayman nos 0-97 km/h, perde 1,7 segundos quando o objectivo é passar de 8 a 97 km/h.

E se o Porsche e o BMW, com os seus motores turbo, revelaram um mau desempenho, não faltam modelos cujos construtores produzem motores sobrealimentados mais eficientes a digerir a solicitação do acelerador, como se pode ver no ranking dos mais rápidos com motor turbo. É o caso do Hyundai Sonata e do Mazda CX-90, também eles com motores soprados por um turbocompressor, mas com a diferença que tanto o modelo sul-coreano como o japonês perdem apenas 0,2 segundos entre a partida lançada e com arranque parado. Isto significa que estes dois modelos perdem apenas 10% do que perde o Porsche na aceleração com partida lançada. E até o Volkswagen Golf GTI, também ele com motor sobrealimentado, perde somente 0,3 segundos, revelando uma eficiência muito superior ao Porsche 718 Cayman.