Acompanhe aqui as últimas notícias sobre a visita de Zelensky a Portugal

Assim que chegou a São Bento, Volodymyr Zelensky assinou uma mensagem no livro de honra da residência oficial do primeiro-ministro. O texto estava já escrito antes da sua chegada e, por isso, o Presidente ucraniano apenas assinou o texto. “É uma honra enorme um prazer visitar Portugal pela primeira vez”, lê-se no início da mensagem.

Presidente da Ucrânia foi recebido por Marcelo e Montenegro em Figo Maduro. Reunião entre primeiro-ministro e Presidente ucraniano já começou

“Estamos gratos ao povo português pela solidariedade e firme apoio na luta contra a agressão do exército russo. Agradecemos o papel deste país nos esforços para restaurar uma paz alargada, justa e duradoura no nosso continente, bem como o seu apoio aos ucranianos temporariamente deslocados como resultado da guerra”, acrescentou o Presidente ucraniano. Zelensky desejou ainda “ao povo português paz e prosperidade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o terceiro episódio de “Matar o Papa”, o novo podcast Plus do Observador que recua a 1982 para contar a história da tentativa de assassinato de João Paulo II em Fátima por um padre conservador espanhol. Ouça aqui o primeiro episódio e aqui o segundo episódio.]

Depois do Palácio de São Bento, Zelensky seguiu para o Palácio de Belém, onde também assinou uma mensagem semelhante. “É uma grande honra e prazer visitar hoje Portugal a seu convite [de Marcelo Rebelo de Sousa]”.

“Estamos muito agradecidos pela solidariedade de Portugal com o povo ucraniano nestes tempos de desafios mais difíceis provocados ​​pela agressão armada russa”, escreveu.

E acrescentou: “Em conjunto com amigos como Portugal, a Ucrânia vai definitivamente ganhar e será restaurada uma paz justa e duradoura na nossa casa europeia comum. Desejo a Portugal e a todo o povo português paz e prosperidade. Glória à Ucrânia. Viva Portugal”.