‘Graça Furiosa’

Joy, uma imigrante ilegal filipina em Inglaterra e mãe solteira de uma filha pequena, Grace, arranja emprego numa enorme mansão no campo, onde só vivem um idoso com cancro e semi-comatoso, e a sobrinha que cuida dele. Com medo que a posição lhe fosse recusada por causa da menina, Joy introduziu-a na casa sem a patroa saber. E percebe entretanto que as coisas lá não são o que parecem. Este filme de estreia de Paris Zarcilla combina temas, elementos e situações tradicionais do horror gótico e um discurso “social” ligado à actualidade, saindo-se melhor com o suspense e o terror psicológico do que com as piedades imigracionistas estereotipadas.

‘Paixão’

A segunda fase da retrospectiva “Hamaguchi I & II” apresentada no Cinema Nimas e dedicada ao realizador japonês Ryûsuke Hamaguchi, o autor de Happy Hour: Hora Feliz e Drive My Car, abrange a primeira fase da sua obra, desconhecida entre nós, e abre com Paixão (2008), o seu filme de fim de curso. Um casal celebra o noivado com os amigos num jantar, mas a certa altura alguém refere, acidentalmente, o caso amoroso que o noivo teve anos antes com outra rapariga, instalando uma atmosfera de mau-estar no grupo. Nos dias seguintes, a tensão entre o noivo e a noiva não pára de aumentar, reflectindo-se também nos seus amigos e familiares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

‘Assassino Profissional’

Gary Johnson, o herói do novo filme de Richard Linklater, é um professor universitário de Filosofia de Nova Orleães que ajuda também a polícia local com as escutas dos agentes à paisana que simulam ser assassinos profissionais e armadilham pessoas que querem contratar os serviços destes. Um dia, Gary substitui um dos agentes à última hora, e revela-se tão bom a fingir que é um matador a soldo e a conseguir que o cliente expresse claramente o seu desejo de o contratar para eliminar um tipo de que não gosta, que a polícia pede-lhe para continuar. Assassino Profissional foi escolhido como filme da semana pelo Observador.