Olivier François parece ser o homem dos sete instrumentos na Stellantis, uma vez que actualmente ocupa o lugar de CEO na Fiat e na DS Automobiles, além de CMO (Chief Marketing Officer) do Grupo Stellantis, com as suas 14 marcas. François revelou-se ainda um amante da partilha de informações sobre as marcas que dirige, avançando pormenores muito interessantes sobre o futuro topo de gama da DS.

Em conversa com a revista britânica Auto Express, o CEO da marca francesa garantiu que o próximo modelo será “um DS puro, um eléctrico de grandes dimensões, caro e surpreendente”, que também será “sensual, cheio de curvas, muito aerodinâmico e muito francês”, assegurando de seguida que o “irá mostrar em breve”. Para que não houvesse dúvidas sobre a forma da berlina, Olivier François fez questão de recordar que “há poucos modelos icónicos na história da indústria automóvel, como o Jaguar E-Type dos ingleses, mas os franceses têm os DS”, referindo-se sem dúvida aos Citroën ID e DS — o primeiro era a versão mais acessível e menos potente do segundo —, que ficaram conhecidos como “Boca de Sapo”.

Ainda estamos a uns meses de poder ver as primeiras imagens do novo modelo, ou até de conhecer a sua denominação, mas François garantiu que irá montar “a nova bateria que permite assegurar uma autonomia superior a 700 km”, certamente referindo-se à introduzida no novo Peugeot E-3008, com 98 kWh de capacidade e 700 km de autonomia. O CEO avançou ainda que o próximo DS vai recorrer à plataforma STLA Large e contará com suspensões pneumáticas que possam fazer variar a altura ao solo, para facilitar o acesso ao interior, melhorar a aerodinâmica e enfrentar com mais à-vontade o piso em estado menos bom.

Com tantas referências, salta à memória uma interpretação moderna apresentada pela Stellantis em meados de 2023 do Citroën DS voador, utilizado no filme de 1965 com Louis de Funès, o Fantomas Unleashed. Os jornalistas britânicos que entrevistaram Olivier François ficaram convencidos que este sketch dará origem a um dos novos oito modelos eléctricos que a DS irá lançar entre 2024 e 2026. E o “puro DS”, assim apelidado pelo CEO, surgirá provavelmente em 2025, durante as comemorações do 70.º aniversário do “Boca de Sapo”. Veja em baixo um clip do Fantomas Unleashed:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR