Terminou a novela que alimentou as janelas de transferências dos últimos anos. Kylian Mbappé foi esta segunda-feira oficializado como jogador do Real Madrid até 2029, em mais um contrato milionário para o astro francês. Ao todo, o avançado vai receber mais de 100 milhões de euros como prémio de assinatura, tendo um ordenado anual de 30 milhões de euros que, ainda assim, estão abaixo dos 100 milhões que faturava em Paris. “O Real Madrid e Kylian Mbappé chegaram a um acordo segundo o qual ele será jogador do Real Madrid durante as próximas cinco temporadas”, partilharam os espanhóis em comunicado.
#WelcomeMbappé pic.twitter.com/kAhxdEjnLA
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) June 3, 2024
Desde cedo que se sabia que o sonho de Mbappé passava por Madrid. No seu quarto de infância, um poster saltava à vista nas paredes: Cristiano Ronaldo, o seu grande ídolo, com a camisola do Real Madrid. Foi a partir dessas quatro paredes que o internacional francês ganhou o desejo de representar o clube mais vitorioso na Europa, dando continuidade a um percurso que, para o seu ídolo, terminou em 2018.
Mbappé: as comparações com Henry, o recordista dos recordes e o ídolo Ronaldo
Ainda assim, quando começou a dar nas vistas nos franceses do Monaco, o primeiro clube a dar-lhe a mão foi o PSG, quando tinha apenas 19 anos. Inicialmente até chegou por empréstimo devido às regras do fair-play financeiro, mas no ano seguinte obrigou o emblema parisiense a desembolsar 180 milhões de euros na aquisição do seu passe.
Com maior ou menor incerteza, o primeiro contrato durou até 2022, mas foi em 2021 que o fantasma Real Madrid começou a pairar sobre a capital francesa. O contrato com o PSG estava prestes a terminar e Florentino Pérez moveu-se para tentar garantir a contratação do craque francês por 200 milhões de euros, mas os franceses, contrariando a vontade do jogador, recusaram a oferta.
Com essa recusa veio um movimento de bastidores que incluiu o Presidente de França, Emmanuel Macron, e trouxe 130 milhões de euros em prémio de assinatura, 70 milhões de ordenado no primeiro ano de contrato e 80 milhões no segundo. A extensão do contrato por mais uma temporada – até 2025 – também estava contemplada no acordo, mas apenas podia ser acionada por uma das partes: a do jogador.
Oficial: Mbappé renova com PSG e já terá comunicado a decisão a Florentino Pérez
No final da temporada 2022/23, o cenário voltou a ser o mesmo, com Mbappé a garantir aos jornalistas que não continuaria em Paris após 2024. O Real Madrid voltou à carga com uma proposta de 200 milhões de euros, mais 50 milhões em objetivos, mas o negócio voltou a não consumar-se e o avançado continuou no PSG, que corria o risco de perder um dos seus melhores jogadores de sempre a custo zero.
E é isso mesmo que vai acontecer. Segundo a imprensa espanhola, o contrato entre as duas partes foi assinado em fevereiro, altura em que Mbappé comunicou a sua decisão ao PSG. A decisão oficial foi anunciada há cerca de um mês e os últimos momentos no clube não foram fáceis, com a relação com os adeptos e a direção a sair deteriorada. Ainda assim, para a posterioridade ficam 256 golos em 308 jogos, distribuídos por sete temporadas. O calcanhar de Aquiles acabou por ser a não conquista da Liga dos Campeões, perdendo a final de 2020 para o Bayern Munique (1-0), em Lisboa.
Para além das avolumadas quantias financeiras, Mbappé terá exigido ao Real Madrid a contratação do irmão Ethan Mbappé, que se encontra no PSG. O jovem jogador tem apenas 17 anos, já se estreou pela equipa principal e o caminho deverá passar pelo Real Madrid Castilla, a equipa B. Apesar da oficialização ter surgido esta segunda-feira, a apresentação oficial só vai acontecer depois da eliminação de França no Europeu.