O vice-Presidente do Malawi, Saulos Chilima, morreu num desastre aéreo durante um voo doméstico no país do sudeste africano. Os destroços do avião que transportava o número dois do governo foram encontrados e não há sobreviventes, informou o Presidente, Lazarus Chakwera, que se mostrou “profundamente triste e pesaroso” por informar os malawianos da notícia.
O avião militar onde seguiam, esta segunda-feira, Chilima e mais nove pessoas desapareceu dos radares do aeroporto enquanto voava em condições atmosféricas desfavoráveis, informa a BBC. As buscas na floresta de Chikangawa decorriam desde segunda-feira, na tentativa de encontrar o avião e sobreviventes do desastre.
Numa conferência de imprensa, esta terça-feira, o Presidente Chakwera revelou que o comandante da Força de Defesa do Malawi o informou que a operação de busca e salvamento tinha sido concluída e que o avião tinha sido encontrado com todos os seus ocupantes sem vida.
Malawi repete esta terça-feira eleições presidenciais anuladas por fraudes
O vice-Presidente, de 51 anos, estava a caminho do funeral do antigo ministro Ralph Kasambara, em representação do governo. O Presidente e o seu número dois, vítima do acidente aéreo, são de partidos diferentes, mas formaram uma coligação governativa em 2020.