O Ministério da Saúde republicou nesta sexta-feira o mapa das escalas de urgências, corrigindo os períodos de encerramento no hospital São Bernardo, em Setúbal, que na primeira versão surgiu com as urgências fechadas até quinta-feira.

Na versão inicial, o mapa publicado no portal do SNS indicava como totalmente “fechado” o serviço de urgência geral do hospital entre esta sexta-feira e o dia 20, o mesmo acontecendo com as urgências de obstetrícia/ginecologia e pediatria em grande parte desse período.

Mapa prevê urgências fechadas em Lisboa, Centro e Norte nos próximos dias

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a primeira versão, a urgência de obstetrícia apenas estaria aberta entre as 9h00 e as 20h00 de sábado, enquanto a urgência de pediatria estaria a funcionar entre as 9h00 e as 20h00 de segunda-feira.

Na nova versão, as urgências geral e de pediatria do Hospital de São Bernardo aparecem sempre abertas até quinta-feira, verificando-se constrangimentos de funcionamento apenas na obstetrícia/ginecologia, que está nesta sexta-feira fechada, assim como na terça, quarta e quinta-feira.

O mapa indica que a urgência de obstetrícia estará aberta no sábado entre 9h00 e as 24h00 e no domingo entre 9h00 e as 21h00, horário que se repete na segunda-feira.

As informações que indicavam quais as urgências encerradas deixaram de estar disponíveis online, mas, na quarta-feira, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, anunciou no parlamento que voltariam a ser publicitadas na quinta-feira, o que só aconteceu nesta sexta-feira.

Segundo o Ministério da Saúde, este formato foi concebido para divulgar, de “forma imediata e expedita”, as escalas dos serviços de urgência disponíveis, ainda que, por “constrangimentos inultrapassáveis”, estes dados possam sofrer alterações pontuais.

Em breve, de acordo com um comunicado do ministério, será disponibilizada uma nova página interativa que será carregada diretamente pelos hospitais e que mostrará, a cada momento, o serviço de urgência disponível mais perto a que os utentes podem recorrer.