Matija Sarkic, guarda-redes da seleção de futebol de Montenegro e do clube inglês Millwall, morreu aos 26 anos.

A morte foi anunciada pelo Millwall. A Sky News indica que o futebolista ter-se-á sentido mal esta manhã no seu apartamento em Budva, em Montenegro. A BBC cita a Federação de Futebol de Montenegro (FSCG) indicando que Matija morreu de forma súbita na manhã de sábado, indicando que os media locais estão a noticiar que o guarda-redes desmaiou no seu apartamento. O Analitika indica que a morte aconteceu às 6h30 (locais, mais uma hora que em Lisboa), tendo os amigos chamado os serviços de emergência, que, segundo a imprensa de Montenegro, não chegou a tempo. A RTCG, rádio e televisão de Montenegro, indica que o guarda-redes teria saído na sexta-feira à noite com amigos, mas teria regressado cedo a casa e que se sentiu mal esta manhã. A polícia está a investigar.

O clube diz estar “totalmente devastado” ao informar sobre a morte do jogador. Sarkiv participou em 33 jogos do clube desde que se juntou ao Millwall em agosto de 2023, adquirido aos Wolverhampton.

“Internacional pelo Montenegro, Matija representou, com orgulho, o seu país em numerosas ocasiões. Toda a gente no clube envia as suas condolências e amor à família e amigos de Matija neste momento profundamente triste”, diz o clube em comunicado, dizendo que não irá fazer por agora mais qualquer comentário pedindo respeito pela privacidade da família.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tem nove internacionalizações pelo Montenegro, por quem jogou a 5 de junho no particular contra a Bélgica.

Matija nasceu em julho de 1997, faria 27 anos no próximo dia 23 de julho. Nasceu em Grimsby, em Inglaterra, e na academia esteve no Anderlecht (Bélgica), e no Aston Villa, que o emprestou ao Wigan Athletic, passou ainda pelo Stratford Town, no Havant & waterlooville e no Livingston. Até que em 2020 chegou ao Wolverhampton para ser emprestado ao Shrewsbury, ao Birminggham City e ao Stoke City, até que em 2023 foi comprado pelo Millwall.

Vários já foram os clubes que expressaram as suas condolências e a surpresa pela morte do guarda-redes. O Aston Villa recorda que Matija entrou para a Academia em 2015 e ficou cinco anos no clube, tempo durante o qual fez a sua primeira interlacionalização pelo Montenegro.