O Euro-2024 não começou da melhor maneira para a Dinamarca, mas nem isso faz com que Morten Hjulmand e Alexander Bah deitem a toalha ao chão ou pensem já no regresso a Portugal. No final empate a uma bola frente à Eslovénia, em Estugarda, na estreia na fase de grupos, os dinamarqueses da “Segunda Circular” falaram com os jornalistas portugueses e deixaram claro que passar o Grupo C é perfeitamente possível. Só depois se pensa a sério em Sporting e Benfica, mas por enquanto, ainda há espaço para deixar mensagens para leões e águias. Da capitania à forma física.

“Não sei se estou pronto para ser capitão, mas claro que quero”

Morten Hjulmand convenceu os sportinguistas de várias formas esta temporada e o perfil de liderança foi sem dúvida uma delas. O médio do Sporting está na calha para entrar no trio de capitães na próxima época, tendo em conta as saídas de Luís Neto e António Adán. Não sendo Seba Coates eterno, há que pensar no futuro e esse pode passar por Hjulmand.

O dinamarquês não rejeita a ideia, bem pelo contrário. Quando questionado pelo Observador sobre se está pronto para ser capitão da Dinamarca e do Sporting, Morten responde: “Não sei, têm de perguntar aos treinadores. Mas claro que sim, claro que quero ser capitão. Quem sabe um dia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas para esse dia chegar no Sporting, talvez seja melhor não demorar, porque o médio de 24 anos tem mercado e tubarões à espreita. Quanto a isso, fecha-se em copas: “Agora estou focado na Seleção e só a pensar nos três pontos que temos de fazer no próximo jogo. […] Há muitas equipas grandes a ver o Euro, mas eu já estou numa grande equipa”, diz.

Ainda sobre a próxima época, convidámos Hjulmand a avaliar a estratégia leonina: não sai ninguém, mas há gente para entrar, pelo menos até agora. Responde o médio do Sporting: “O plantel que temos neste momento é muito forte, mas essa é uma pergunta para o diretor-desportivo. Eu aqui estou concentrado na Seleção, neste momento. Mas estou pronto para uma nova temporada com o Sporting”.

Pronto para nova temporada, com o balanço da atual. Morten admite que a época no Sporting ajudou a estar em forma para o campeonato da Europa: “Eu estou com muita confiança agora, depois da época que fiz com o Sporting. Tenho grandes memórias com eles e tento trazer o meu estilo de jogo aqui para a Seleção também”. Para isso, e apesar de serem rivais, ajuda também ter um colega que conhece bem. Mas agora com a mesma cor: Alexander Bah. “Ainda temos batalhas para travar no Sporting e no Benfica, mas sabe bem estarmos do mesmo lado aqui, claro. Eu sei como ele joga e ele sabe como eu jogo. Acho que é uma coisa natural”.

Quem faz o sentido inverso é Gonçalo Inácio. Habituado a vestir as mesmas cores do central português, Hjulmand pode agora defrontá-lo. Mas encontre ou não Portugal, deixa uma dica a Roberto Martínez: “Portugal está muito forte e espero que o Gonçalo Inácio jogue”.

Morten Hjulmand admite que quer ser capitão do Sporting e da Dinamarca

“O meu corpo estava cansado, mas agora estou de volta”

Alexander Bah mantém as cores. O lateral-direito do Benfica deixou um grande sorriso assim que ouviu “Portugal” e de pronto quis deixar uma mensagem aos benfiquistas: “Tenho saudades do Benfica, claro. Portugal é a minha casa agora e tu tens sempre saudades de casa. Mas agora estou aqui e os dinamarqueses também foram incríveis, parecia que estávamos a jogar na Dinamarca”, diz o defesa encarnado.

Bah atravessou vários problemas físicos na última temporada, mas descansa os adeptos do Benfica. Aliás, diz que está “de volta”. “Acabei bem a época no Benfica, tive uns bons momentos antes de ter uma pequena lesão nos últimos jogos. O meu corpo estava cansado, eram demasiados jogos em pouco tempo. Mas agora estou de volta e sinto-me bem. Estou ansioso pelo que vou fazer no Euro, vamos ver”.

Sobre aquilo que pode fazer a Dinamarca, alinha com o (aqui) colega Hjulmand. Não há espaço para pessimismo: “Começar com um empate não era o que queríamos. Mas é o que é. Agora temos de fazer algo em grande contra a Inglaterra e continuo a achar que as hipóteses de passar o grupo são boas. Estamos positivos e temos de trabalhar muito”.

E se pela frente estiver a “casa”? Ou seja, Portugal? “Claro que gostava de jogar contra vocês”, diz o defesa do Benfica. A Dinamarca defronta agora a Inglaterra na segunda jornada da fase-de-grupos do Euro 2024, no próximo dia 20. Dia 25, o adversário é a Sérvia. Por agora, os dinamarqueses ficam na segunda posição do Grupo C, em igualdade pontual com a Eslovénia, um ponto.

Alexander Bah esteve sorridente quando falou do Benfica