Falou-se na Arábia Saudita, colocou-se o Qatar como opção prioritária, chegou a aparecer o Sporting como destino surpreendente. No fim, ninguém acertou: Rafa é reforço do Besiktas da Turquia, com o clube a ter anunciado oficialmente a contratação do avançado português esta terça-feira.

O Besiktas partilhou uma fotografia de Rafa nas redes sociais, onde o jogador surge num avião privado e já com o cachecol branco e preto ao pescoço. De recordar que, poucos dias depois de chegar à Turquia para orientar o Fenerbahçe, José Mourinho já tinha associado o avançado ao futebol do país — mas também falhou o alvo, já que garantiu que estava muito perto de se juntar ao Galatasaray.

Rafa deixa o Benfica a custo zero, já que o contrato termina no próximo dia 30 de junho, e ao fim de oito temporadas, 326 jogos e 94 golos. Foi campeão nacional em três ocasiões e ainda conquistou uma Taça de Portugal e três Supertaças. Antes de chegar à Luz, em 2016, tinha estado quatro anos no Sp. Braga e outro no Feirense, o clube onde se estreou profissionalmente depois de uma formação entre Povoense e Alverca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Besiktas é atualmente treinado por Giovanni van Bronckhorst, antigo internacional pelos Países Baixos que sucedeu a Fernando Santos, que passou pouco mais de três meses no clube. Os turcos conquistaram a Taça na época passada, mas não foram além do 6.º lugar no Campeonato e na fase de grupos da Liga Conferência, para além de que não são campeões nacionais desde 2021.

Em Istambul, Rafa vai reencontrar o português Gedson Fernandes, antigo jogador do Benfica, e partilhar balneário com o ex-FC Porto Aboubakar e o ex-Sp. Braga Al Musrati. Para além de Gedson, o avançado junta-se à já extensa lista de portugueses que passaram pelo Besiktas, depois de Pepe, Ricardo Quaresma, Simão, Hugo Almeida ou Manuel Fernandes.

A última dança de Rafa na Luz foi uma valsa das antigas (a crónica do Benfica-Arouca)

A saída de Rafa do Benfica já estava confirmada desde o final da temporada, com Roger Schmidt a anunciar que o jogador de 31 anos não iria continuar no plantel e o avançado a ter direito a uma despedida emocionada em pleno Estádio da Luz e depois de uma goleada ao Arouca em que marcou dois golos. “Foi o último jogo do Rafa. É um jogador especial, uma pessoa fantástica, e mereceu o adeus dos adeptos. Marcou dois golos e fez uma assistência, estou muito feliz”, disse o treinador encarnado depois da partida.

“O Rafa conhece muito bem o clube, passou cá oito anos. Fez uma grande exibição, é sempre um dos melhores jogadores e assume sempre a responsabilidade. Sempre o fez. Quando faz um jogo assim, acho que os adeptos reconhecem que sempre deu tudo pelo clube”, acrescentou Schmidt sobre o avançado, que nesse dia igualou Pizzi como quarto melhor marcador da história do Benfica, com 94 golos e apenas atrás de Óscar Cardozo, Nuno Gomes e Jonas.

Schmidt confirma que Rafa deixa Benfica no final da época. É a saída de “um jogador muito especial e único”