Em 2000, ainda sem oitavos de final, ficou no segundo lugar do Grupo B e caiu com Portugal nos quartos de final e graças a dois golos de Nuno Gomes. Em 2008, também ainda sem oitavos de final, ficou no segundo lugar do Grupo A e eliminou a Croácia nos quartos de final, caindo apenas com a Alemanha nas meias-finais e ficando com a melhor prestação de sempre. Em 2024, ainda é preciso esperar para ver.

Demiral voou até às alturas, mas nunca deixou a cabeça nas nuvens (a crónica do Áustria-Turquia)

Com a vitória desta terça-feira contra a Áustria, em Leipzig, a Turquia chegou aos quartos de final do Campeonato da Europa pela terceira vez na história e vai procurar, perante os Países Baixos, igualar a tal melhor participação de sempre do Euro 2008. Os turcos levam três triunfos em quatro jogos, o melhor registo em Europeus, e carimbaram a primeira vitória a eliminar no tempo regulamentar, já que nos quartos de final de há 16 anos afastaram os croatas nas grandes penalidades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Do outro lado, a Áustria voltou a falhar a passagem aos quartos de final do Campeonato da Europa, algo que nunca alcançou, e ficou pelos oitavos de final pela segunda edição consecutiva, já que o mesmo tinha acontecido no Euro 2020. Os austríacos não chegam aos quartos de final de uma grande competição há 70 anos, desde o Mundial 1954, quando foram goleados pela RFA nas meias-finais e ficaram em terceiro lugar, vencendo o Uruguai no último encontro.

Com o último jogo dos oitavos de final, o quadro dos quartos de final ficou totalmente definido: Espanha e Alemanha arrancam a próxima fase às 17h de sexta-feira e já sabem que o vencedor encontra o vencedor do Portugal-França do mesmo dia, às 20h, enquanto que Inglaterra e Suíça cruzam-se às 17h de sábado e também já sabem que em caso de vitória encontram o vencedor do Países Baixos-Turquia do mesmo dia, às 20h.