A Marinha portuguesa acompanhou a passagem de uma força naval russa, composta por uma fragata e por um navio reabastecedor, que atravessou áreas marítimas de interesse nacional nas últimas 24 horas.

Em comunicado, a Marinha adiantou que esta operação monitorizou a fragata Neustrashimy e o reabastecedor Yelnya, que cruzaram as áreas marítimas de interesse nacional e a Zona Económica Exclusiva (ZEE) dos Açores, rumo às Caraíbas.

O Centro de Operações Marítimas coordenou com o Comando da Zona Marítima dos Açores o emprego do navio patrulha oceânico Sines, que iniciou o acompanhamento na madrugada de sábado.

Este acompanhamento, que se realizou no extremo noroeste da ZEE açoriana, terminou hoje de manhã, tendo-se prolongado por mais de 24 horas, referiu ainda a Marinha que, através destas ações de monitorização e vigilância, “garante a defesa e segurança dos espaços marítimos sob soberania, jurisdição ou responsabilidade nacional”.

Essas operações, de acordo com o comunicado, contribuem também para a proteção dos interesses de Portugal e das suas infraestruturas críticas e asseguram o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos no quadro da Aliança Atlântica (NATO).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR