Siga aqui todo o noticiário sobre o atentado contra Donald Trump
O ex-Presidente norte-americano Donald Trump sofreu este sábado uma tentativa de assassinato no Butler Farm Show, nos arredores da cidade de Butler, na zona oeste do estado da Pensilvânia. O ataque provocou dois mortos (entre eles o atirador, de 20 anos, que foi abatido pelas autoridades) e dois feridos graves. Trump, que é candidato republicano às eleições presidenciais de novembro, ficou ferido, depois de ter sido baleado na orelha direita.
O ex-Presidente discursava há poucos minutos num comício (eram 18h15 na costa leste dos EUA, 23h15 em Lisboa) quando um atirador, que se encontrava num telhado a cerca de 120 a 150 metros do palco onde Trump se encontrava, disparou vários tiros na direção do candidato republicano.
Na imagem, é possível ver, a vermelho, a zona escuro o palco onde Trump se encontrava e a vermelho mais claro as três bancadas onde se encontravam os seus apoiantes. À esquerda do palco — no telhado de um edifício fora do perímetro do comício –, encontrava-se o atirador Thomas Crooks, que usou uma arma semi-automática AR-15.
Por detrás do palco onde Trump discursava, e também numa posição elevada, estavam também posicionados alguns atiradores furtivos do Serviço Secreto (a agência que assegura a proteção dos presidentes dos EUA em exercício e dos candidatos e nomeados às eleições presidenciais), que acabaram por abater o jovem que atentou contra a vida de Trump.