A Acrópole de Atenas, o lugar mais visitado da Grécia, vai fechar ao público esta quarta-feira durante as horas mais quentes do dia devido a uma nova onda de calor, anunciou o Ministério da Cultura.
“Devido às previsões meteorológicas de altas temperaturas, a Acrópole deverá encerrar das 12h às 17h horas locais (das 10h às 15h em Lisboa)”, de acordo com um comunicado ministerial.
Segundo o serviço meteorológico nacional EMY, são esperadas esta quarta-feira na Grécia temperaturas superiores a 43 graus Celsius, especialmente no centro e sul do país.
O monumento antigo icónico e local mais visitado da Grécia, a Acrópole de Atenas já teve de fechar ao público durante dois dias consecutivos nas horas mais quentes em meados de junho, quando a Grécia sofreu uma onda de calor particularmente precoce.
A Grécia, país habituado a ondas de calor, regista há vários dias um calor intenso, com temperaturas acima dos 40 graus em vários locais do país na terça-feira pelo nono dia consecutivo, segundo o serviço meteorológico.
O pico desta onda de calor é esperado para esta quarta-feira e quinta-feira, segundo os meteorologistas.
Grécia regista 122 incêndios com reacendimentos nas principais frentes
A Proteção Civil alertou para o “risco muito elevado” de incêndios em várias regiões do país, incluindo a Ática.
A Acrópole de Atenas já tinha sido fechada ao público em julho de 2023 durante uma onda de calor de duas semanas, sem precedentes na sua duração.
Saíram para caminhar e não voltaram. Confirmada quinta morte associada a onda de calor na Grécia
A Grécia foi na altura atingida por incêndios devastadores que destruíram cerca de 175 mil hectares.
Incêndio florestal perto de Atenas e risco muito elevado em seis regiões gregas
A Acrópole de Atenas registou um número recorde de visitantes no ano passado, com quase quatro milhões, um aumento de mais de 31% num ano.