A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Irmandade dos Clérigos assinam esta quinta-feira um protocolo que visa a “reabilitação, conservação e restauro das coberturas e fachadas exteriores” da Igreja e Torre dos Clérigos, no Porto.

O documento, a que a Lusa teve acesso, estabelece “formas de colaboração” entre aquelas duas entidades, reconhecendo que aquele monumento nacional “carece de obras de conservação, reabilitação e restauro de fachadas exteriores a curto prazo”, com o objetivo do “evitar danos irreparáveis no edifício e no seu património integrado”.

Segundo o texto, a intervenção pretende também “garantir as condições” para o “uso cultual e fruição cultural por parte dos visitantes“.

Com este protocolo, a CCDR-N compromete-se a “dar a conhecer os resultados de vistorias, diagnósticos, relatórios, estudos e outros documentos relevantes” para o objetivo do acordo, a “colaborar na definição de programas e estudos prévios de conservação, restauro e valorização” da Torre e a “assegurar a coordenação geral e prestar apoio técnico à elaboração dos projetos de reabilitação, conservação e restauro que vierem a ser promovidos” pela Irmandade dos Clérigos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto à Irmandade dos Clérigos, cabe-lhe, segundo estipula o texto, e entre outras obrigações, “contratar o levantamento arquitetónico à escala conveniente, bem como ensaios ou estudos prévios” para a concretização das ações objeto do protocolo, a “contratar os projetos de especialidades, designadamente de eletrotecnia, iluminação cénica e conservação e restauro, os trabalhos de medição e orçamentação e o plano de manutenção e a promover a divulgação pública adequada dos trabalhos e intervenções a realizar”.

As duas entidades comprometem-se também a “colaborar na identificação de possíveis fontes de financiamentos públicas para as obras conservação, reabilitação e restauro do imóvel”.

A assinatura do referido protocolo está marcada para as 17h, seguindo-se depois o descerramento de um mural, elaborado por Marta Vilarinho de Freitas, com dez frases de dez personalidades que contribuíram para a consolidação da Torre dos Clérigos enquanto monumento de referência da cidade do Porto.

O momento contará ainda com a projeção de um espetáculo de videomapping,  música e animação no varandim da Torre, seguido pela apresentação do novo logótipo da Igreja e Torre dos Clérigos, que será revelado durante a atuação do DJ Padre Guilherme.