O Chega vai reunir na sexta-feira à noite o Conselho Nacional, órgão máximo entre convenções, para analisar os resultados das eleições europeias e ratificar a adesão ao grupo político europeu Patriotas pela Europa.
De acordo com a convocatória divulgada no site do partido, a ordem de trabalhos tem três pontos: “análise dos resultados das eleições europeias”; “integração em grupo europeu”; “outros assuntos”.
Esta reunião ordinária do Conselho Nacional do Chega vai decorrer na sexta-feira, no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa.
O 18.º Conselho Nacional do Chega tem início previsto para as 21h00. Antes do arranque da reunião que decorre à porta fechada, o líder do partido, André Ventura, vai prestar declarações aos jornalistas.
Nas europeias de 9 de junho, o Chega elegeu dois eurodeputados, António Tânger Corrêa e Tiago Moreira de Sá. Nesta que foi a primeira vez que concorreu a eleições deste tipo, o partido ficou aquém do objetivo estabelecido por André Ventura, que chegou a almejar ficar à frente do PS e vencer estas eleições.
No início do mês, o Chega decidiu que os eleitos do partido iriam integrar o novo grupo político Patriotas pela Europa no Parlamento Europeu, deixando a família política à qual pertencia, Identidade e Democracia.
Em declarações aos jornalistas na altura, André Ventura indicou que a decisão foi tomada pela Direção Nacional e que o Conselho Nacional – órgão máximo entre convenções – “apenas ratifica a decisão”.