Esta sexta-feira olhamos para a polémica que estalou nas redes sociais por causa de uma publicação da Direção-Geral de Saúde dirigida às “pessoas que menstruam”. Naturalmente que a maior parte das reações foram no sentido de considerar que as pessoas que menstruam têm nome: chamam-se mulheres. O PSD pediu agora explicações à Ministra da Saúde, o Bloco respondeu escrevendo à Ministra da Juventude e invocando a ciência e a diversidade. O argumento dos bloquistas é que homens transexuais ou intersexo também podem menstruar. Mas será que é apenas isto que está em causa? Não há muito tempo houve uma polémica idêntica à escala planetária, também nas redes sociais, precisamente por a escritora J. K. Rowling considerar que as pessoas são as mulheres, ponto final. A autora da saga Harry Potter foi imediatamente apelidada de transfóbica. O tema do ativismo transexual já foi abordado diversas vezes. Será que já contaminou as instituições do Estado português?
Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com José Manuel Fernandes e Helena Matos. Basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode também enviar mensagens de voz gravadas, com menos de 2 minutos, por Whatsapp para o 910024185. Se preferir, pode fazer neste artigo um comentário escrito, que será lido no ar. E pode ainda enviar um e-mail com a sua opinião para ouvinte@observador.pt.
Pode ouvir o programa em direto clicando aqui. Pode também ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; e em 88.1 no distrito de Aveiro. O programa ficará disponível em podcast aqui.