910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

No Gaspar's, há vinho do Porto e costeleta de porco ibérico. Restaurante goês com inspiração portuguesa foi distinguido pelo Guia Michelin

Um restaurante de Vilnius mistura a cozinha portuguesa com a indiana e é um novo Bib Gourmand do Guia. Chama-se Gaspar's, de Gaspar Fernandes, chef goês com raízes portuguesas.

Carne de vaca, verduras locais da época e molho xacuti de vaca
i

Carne de vaca, verduras locais da época e molho xacuti de vaca

Robertas Daskevicius

Carne de vaca, verduras locais da época e molho xacuti de vaca

Robertas Daskevicius

Com ascendência portuguesa, Gaspar Fernandes, um chef goês baseado em Vilnius, chegou ao Guia Michelin. No passado mês de junho, alcançou um Bib Gourmand com o seu restaurante Gaspar’s, naquela que foi a primeira primeira cerimónia do guia na Lituânia. O próximo passo é a Estrela, mas, por agora, está “extremamente feliz” com a conquista, revelou em conversa ao Observador.

A distinção do Guia nem sempre foi um objetivo. Quando abriu o restaurante com o seu nome, em 2015, depois de um par de meses a dar a conhecer os seus pratos em formato street food, Gaspar queria mostrar a sua cultura gastronómica ao país que o acolheu, optando por começar com uma cozinha próxima da indiana. “É preciso compreender que estamos na Lituânia. Naquela altura, não eram tão gastronómicos. Para compreender a cozinha étnica tivemos de educar os clientes”, explicou o chef com raízes portuguesas. E assim foi. Ao longo de quatro anos introduziu, pouco a pouco, o seu país, para poder, por fim, fazer do Gaspar’s um restaurante assumidamente goês.

O chef Gaspar Fernandes

jevgenij misevic

“Sou um orgulhosamente goês. Não gosto que me chamem indiano. Porque não sou indiano. Considero-me meio indiano, meio português“. A mudança chegou em 2019, depois de uma viagem junto da mulher a explorar os vários sabores, cores e texturas que a gastronomia da Índia pode oferecer, com a portuguesa sempre presente. Foi esta portugalidade que decidiu inserir também no seu renovado Gaspar’s: deitou abaixo o espaço e fê-lo renascer com pormenores portugueses que ainda hoje perduram, desde os azulejos que vestem o chão à carta, que apresenta uma mistura dos dois países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com duas opções de menu, à carta e de degustação, Gaspar apresenta pratos que lembram casa, sem serem comida de conforto. Os que saltam à vista ao português são as sardinhas caseiras, o polvo grelhado e a costeleta de porco ibérico grelhada com feijoada. “A nossa comida baseia-se mais em sabor do que propriamente em conforto. O sabor da comida é mais importante do que qualquer coisa“, explicou, acrescentando que, para tal, recorrem a produtos locais e a peixe e marisco capturado de forma sustentável, proveniente de Portugal, Espanha e de Itália. “Para nós a qualidade também é o mais importante, que acaba por se refletir nos resultados finais: o sabor delicioso”.

Lagostim com cebola caramelizada e morangos com creme de açafrão, sorvete de morango e framboesa e biscoito de manteiga

Robertas Daskevicius

E se este é um restaurante que mistura a comida indiana com portuguesa, não falta, por isso, o vinho. A acompanhar estes pratos que se distinguem pelo sabor, há um vasta seleção de vinhos nacionais, da qual o chef Gaspar não esconde o seu orgulho: “Em 2021, viajámos para Portugal à procura de vinhos. Pusemos muitos vinhos portugueses na carta e no ano passado recebemos o prémio de prata da Star Wine List na categoria de Melhor Carta de Vinhos Portuguesa“. O Gaspar’s tem assim a maior seleção de vinhos do Porto, para beber a copo, em toda a Lituânia, a acrescentar à vasta gama de vinhos portugueses, com pelo menos 10 tipos diferentes.

“Orgulhamo-nos disso e as pessoas adoram que vendamos vinhos portugueses”, continuou, explicando como naquele país não é comum e que não há grande acessibilidade a estes produtos. “Tornámo-nos especializados. Tornámo-nos num sítio onde as pessoas vêm porque sabem que o temos.”

Bar Amour. Chef português Carlos de Medeiros vence estrela na Gala Michelin Países Nórdicos

O chef Gaspar Fernandes nasceu em Goa, no seio de uma família ligada à gastronomia e a Portugal. Desde cedo esteve inserido neste meio: o avô, português, era cozinheiro, e a mãe tinha um negócio de catering. Assim, já a viver no Reino Unido, quando chegou o momento de saber o que queria fazer profissionalmente, foi fácil: “Eu acredito que a cozinha está no meu ADN”. A oportunidade de estudar no Le Cordon Bleu não tardou em chegar mas, depois de oito meses a estudar, desistiu por “escolhas de jovem ingénuo”, afirmou.

Viajou para a Lituânia por Krystsina, com quem casou em 2018, e no país desde 2014 alcançou já a vitória, no mesmo ano, no Campeonato de Harmonização de Vinhos e Sobremesas da Lituânia; em 2023, chegou ao número 1 na lista dos 30 Melhores Restaurantes na Lituânia e foi reconhecido com uma estrela no Prémio Báltico para Vinhos e Bebidas; e este ano foi distinguido pelo Guia Michelin, com um Bib Gourmand e o Prémio Serviço de Sala.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.