Esta quinta-feira falamos sobre a carga turística. Não é preciso chegar o verão para se ter a perceção de que há turistas por todo o lado, sobretudo no centro das cidades mais encantadoras e iconográficas. Nalguns locais, sobretudo em Espanha, mas também em Amesterdão ou em várias cidades italianas, os protestos até já subiram de tom e houve casos de violência ou quase violência. O tema também é discutido em Portugal seja por causa do alojamento local, seja por causa do trânsito, seja por causa do que fazem alguns operadores turísticos. Em Sintra a polémica está instalada entre um movimento de cidadãos e o Presidente da Câmara, em Lisboa, realizou ontem uma reunião entre a autarquia e gente dos tuk-tuk. Para Portugal as receitas do turismo foram fundamentais para sairmos da crise, mas muitos questionam a bondade desta aposta e os limites deste negócio. Há turismo a mais?
Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com José Manuel Fernandes e Helena Matos. Basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode também enviar mensagens de voz gravadas, com menos de 2 minutos, por Whatsapp para o 910024185. Se preferir, pode fazer neste artigo um comentário escrito, que será lido no ar. E pode ainda enviar um e-mail com a sua opinião para ouvinte@observador.pt.
Pode ouvir o programa em direto clicando aqui. Pode também ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; e em 88.1 no distrito de Aveiro. O programa ficará disponível em podcast aqui.