O lucro da Rolls-Royce antes de resultados não recorrentes aumentou 85% no primeiro semestre do ano, para 737 milhões de libras esterlinas (875 milhões de euros), anunciou quinta-feira a empresa britânica de engenharia.

Nos primeiros seis meses do ano passado a Rolls-Royce teve um lucro líquido subjacente de 404 milhões de libras, segundo um comunicado citado pela agência Bloomberg.

A empresa referiu também que vai pagar dividendos pela primeira vez desde a pandemia de Covid-19, altura em que quase entrou em colapso, tendo sido salva por uma injeção de capital de 7.000 milhões de libras, já que com a paragem dos voos comerciais em todo o mundo não conseguia fornecer motores para renovação de novas frotas de aviões.

A empresa afirmou também que vai pagar 30% dos lucros anuais após impostos em 2024, já que continua a recuperar com o fim das restrições das viagens de passageiros que imobilizaram as frotas a nível mundial.

No primeiro semestre, as receitas aumentaram 17% para 8.180 milhões de libras e o lucro operacional (Ebit) cresceu 70% para 1.140 milhões de libras.

A Rolls-Royce é uma empresa britânica da área da aviação civil e militar especializada no fabrico de motores e turbinas de diferentes tipos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR