(Em atualização)
Um avião de passageiros caiu, esta sexta-feira, no bairro Capela, em Vinhedo, no interior do estado brasileiro de São Paulo. Seguiam 62 pessoas a bordo, 58 passageiros e quatro tripulantes, de acordo com nota da companhia aérea brasileira Voepass.
A companhia já alterou duas vezes os números de passageiros. Inicialmente, disse que seguiam 62 pessoas na aeronave, alterou depois para 61, e este sábado fez nova retificação para os 62 iniciais. Entre as vítimas mortais está uma portuguesa de 48 anos, confirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros à rádio Observador.
Segundo a Voepass, citada pela edição online do Globo, o nome da 62.ª vítima, um homem, não estava na lista de passageiros por uma “questão técnica identificada pela companhia referente às validações de check-in”.
A Prefeitura de Valinhos, vizinha do local onde aconteceu o acidente e que está a participar nas operações de resgate, anunciou que não há sobreviventes, segundo a CNN Brasil. Também a Prefeitura de Vinhedo, onde caiu a aeronave, confirmou a mesma informação, revela o G1. Mais tarde, chegou a confirmação da Polícia Militar.
Apesar de o voo ter caído próximo de uma zona residencial, não há registo de vítimas no solo nem feridos graves.
As autoridades anunciaram que já recuperaram uma caixa negra do avião, que deverá ser essencial à investigação sobre a causa da queda.
Este sábado, a polícia federal avançou que foram já retirados do local 50 dos 62 corpos e que a prioridade é “remover as vítimas de forma a que seja possível identificar das mesmas”, e que pretendem terminar o trabalho “o mais rápido possível”. É esperado que os trabalhos de remoção fiquem concluídos ainda este sábado.
De acordo com o G1, 37 corpos já estão no Instituto Médico Legal de São Paulo. Até ao momento, foram identificadas apenas duas vítimas. Na sexta-feira, as autoridades apelaram às famílias para que entregassem exames médicos e registos dentários das pessoas que seguiam no avião para auxiliar nos trabalhos de identificação.
O avião pertence à companhia aérea Voepass, antiga Passaredo. O voo 2283 saiu de Cascavel, no Paraná, e tinha como destino o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Pela informação no site FlightRadar, o avião saiu às 11h40 na hora local, 15h40 em Lisboa. O Corpo de Bombeiros de São Paulo indica que recebeu o alerta às 13h25 locais, 17h25 em Lisboa, para uma queda de aeronave em Vinhedo, na Rua Edueta e que estão sete equipas no local. De acordo com o G1, Osmir Cruz, o secretário de Segurança de Vinhedo, disse que a aeronave caiu perto de uma casa com moradores no interior, mas que nenhuma dessas pessoas terá ficado ferida.
Em comunicado citado pelos meios brasileiros, a Voepass indica que “acionou todos os meios para apoiar os envolvidos”. “Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”, explica. A companhia área indica que está a prestar apoio telefónico “a todos os passageiros, familiares e colaboradores”, na sequência do acidente.
13h25 Rua Edueta, 2500 – Vinhedo. Queda de aeronave, 07 equipes empenhadas, até o momento apenas essas informações…#193S
— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) August 9, 2024
Entretanto foi divulgada a lista de nomes dos passageiros e tripulação, mas sem indicações de nacionalidades.
Lula da Silva, o Presidente brasileiro, já reagiu à queda do avião. Durante uma conferência de imprensa, o chefe de Estado pediu um “momento de silêncio” devido à queda do avião e avança que “parece que todos morreram”. “Quero pedir um momento de silêncio para as vítimas.”
No Paraná, de onde partiu o avião, foi decretado luto oficial de três dias.
[Já saiu o segundo episódio de “Um rei na boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube. Também pode ouvir aqui o primeiro episódio. ]
Uma notícia muito triste. Toda minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. pic.twitter.com/eb47itDbe8
— Lula (@LulaOficial) August 9, 2024
Marcelo Rebelo de Sousa já enviou uma mensagem de “solidariedade e pêsames ao Presidente do Brasil Lula da Silva”, segundo uma nota da Presidência da República. A mensagem lamenta “o acidente aéreo em São Paulo que causou numerosas vítimas, enviando um abraço fraterno e de sentimentos pela perda de tantas vidas humanas.”
O primeiro-ministro português também deixou uma mensagem em “nome pessoal, do Governo de Portugal e do povo português” em que lamenta o acidente aéreo em São Paulo. Expressou as “mais sentidas condolências aos familiares das vítimas, ao Presidente do Brasil e ao povo brasileiro”.
Em meu nome pessoal, do Governo de Portugal e do Povo português, lamento profundamente o acidente aéreo em São Paulo, expressando, nesta hora de pesar, as minhas mais sentidas condolências aos familiares das vítimas, ao Presidente do Brasil @LulaOficial e ao Povo brasileiro.
— Luís Montenegro (@LMontenegropm) August 9, 2024
Também a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestou solidariedade ao Brasil com uma mensagem na rede social X. “Recebi com profunda tristeza a notícia do trágico acidente aéreo ocorrido em Vinhedo, no Brasil”, escreveu von der Leyen, expressando também condolências às famílias das vítimas, ao presidente brasileiro, Lula da Silva, e ao país como um todo. “A Europa está de luto convosco”, referiu.
I was deeply saddened to hear about the tragic plane crash in Vinhedo, Brazil.
I express my heartfelt condolences to the families of the victims, President @LulaOficial and the entire country.
Europe mourns with you.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) August 10, 2024
A Força Aérea Brasileira emitiu um comunicado onde diz que foram acionados os meios do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). “Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência”, cita o G1.
O momento da queda do avião foi captado em vídeo, que está a ser reproduzido por vários jornais brasileiros. Nas imagens, é possível ver a aeronave a perder gradualmente altitude; é também visível a coluna de fumo que terá surgido após a queda.
Um avião de médio porte caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, em uma área no bairro Capela. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que tem sete equipes mobilizadas para atender a ocorrência. O avião, que viajava de Cascavel (PR) para Guarulhos (Grande São… pic.twitter.com/lE2ZfZoBHh
— Folha de S.Paulo (@folha) August 9, 2024
A Defesa Civil de São Paulo usou a rede social X para expressar “profundo pesar” pelo “trágico acidente aéreo ocorrido em Vinhedo/SP [São Paulo]”. “As nossas equipas estão em campo, trabalhando em conjunto com as autoridades competentes para prestar todo o apoio necessário às famílias afetadas e aos serviços de emergência.”
A Defesa Civil expressa profundo pesar em razão do trágico acidente aéreo ocorrido em Vinhedo/SP.
Nossas equipes estão em campo, trabalhando em conjunto com as autoridades competentes para prestar todo o apoio necessário às famílias afetadas e aos serviços de emergência.
— Defesa Civil SP (@defesacivilsp) August 9, 2024