Não chegou a ser apenas um rumor e bastaram horas para que se tornasse realidade: Carlos Carvalhal é o novo treinador do Sp. Braga, substituindo Daniel Sousa e regressando ao clube que já orientou noutras duas ocasiões, em 2006/07 e entre 2020 e 2022. A notícia foi confirmada pelos minhotos durante a tarde desta segunda-feira e o técnico assinou por duas temporadas.

“Nome em evidência na história recente do Sp. Braga, o treinador de 58 anos vai orientar o ‘seu’ Braga pela terceira vez na já longa carreira de 25 anos como treinador. Depois de ter sido formado no Clube e de ter representado a equipa principal como jogador, em 2006/07 Carlos Carvalhal estreou-se no banco do Sp. Braga, tendo voltado a casa em 2020/21 e conquistado a Taça de Portugal. Ao longo das duas épocas em que esteve ao serviço do Sp. Braga, Carlos Carvalhal cumpriu 104 jogos, tendo registado 58 vitórias. Após a saída do Sp. Braga, em 2022/23 o técnico rumou aos Emirados Árabes Unidos (Al Wahda), a Espanha (Celta Vigo) e à Grécia (Olympicos”, pode ler-se no comunicado divulgado pelo clube.

Carlos Carvalhal sucede assim a Daniel Sousa, que tinha chegado ao Minho em maio para substituir Artur Jorge depois de um trabalho interessante no Arouca e que foi despedido este domingo na sequência do empate em casa com o Estrela da Amadora na primeira jornada da Primeira Liga. Um resultado que terá sido a gota de água para António Salvador depois do empate a zeros contra o Servette na passada quinta-feira, em jogo a contar para a terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o segundo episódio de “Um rei na boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube. Também pode ouvir aqui o primeiro episódio. ]

O treinador português regressa a um clube que já treinou em duas ocasiões: na primeira, só esteve em funções de maio a novembro de 2006, com seis vitórias em 13 jogos, e na segunda ficou de julho de 2020 a maio de 2022, conquistando a Taça de Portugal contra o Benfica em 2020/21 e chegando à final da Taça da Liga na mesma época, perdendo para o Sporting.

Depois de sair do Sp. Braga, passou quatro meses no Al Wahda nos Emirados Árabes Unidos, sete meses no Celta Vigo (onde garantiu a manutenção na La Liga na última jornada) e dois meses no Olympiacos, tendo sido despedido em fevereiro após uma derrota contra o rival Panathinaikos. Carlos Carvalhal deve estrear-se pela terceira vez no comando dos minhotos já na quinta-feira, na segunda mão da terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa, contra o Servette.

Quatro jogos chegaram para ditar o fim de uma (curta) era: Daniel Sousa abandona comando técnico do Sp. Braga