Alguns medalhados dos Jogos Olímpicos chegaram, na tarde desta segunda-feira, ao aeroporto do Porto, vindos de Paris. A dupla Rui Oliveira e Iúri Leitão, que ganhou a medalha de ouro na prova de Madison em ciclismo de pista, foram recebidos por dezenas de pessoas. “Não há palavras. É muito bonito ver todos os portugueses aqui a festejar connosco. É muito especial. Obrigado a todos”, disse Rui Oliveira aos jornalistas.

“Sonho já seria se tivéssemos conseguido dois diplomas. Seria incrível para nós, seria esse o nosso grande objetivo. Todos nós sonhamos com uma medalha, porque é com isso que todos os atletas sonham na sua carreira. E trazer duas é indescritível”, acrescentou Iúri Leitão, o único atleta português com duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos, foi recebido com muitas palmas. “É a maior vitória que o ciclismo já teve na história do ciclismo, nunca chegámos tão alto, especialmente nos Jogos Olímpicos”, acrescentou o ciclista da Caja Rural.

Portugal soma 32 medalhas, seis de ouro em todos os Jogos. Iúri Leitão é o único com duas medalhas na mesma edição

Para o futuro, Rui Oliveira deixou ainda o pedido para que o ciclismo de pista não fique esquecido. “Ainda não me cabe na cabeça que somos campeões olímpicos. Não sei o que é que vai acontecer depois disto. Espero que não esqueçam o ciclismo de pista. Espero que continuem a apoiar o ciclismo de pista”, declarou na zona das chegadas do aeroporto de Porto.

Ao lado de Rui Oliveira e de Iúri Leitão, estava também Fernando Pimenta, que não trouxe medalhas para Portugal e disse estar ainda a processar a prova que lhe valeu o sexto lugar na canoagem. “Ainda estou a digerir este amargo resultado”, disse aos jornalistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR