Numa intervenção de cerca de 20 minutos na Festa do Pontal, em Quarteira, que marca a ‘rentrée’ política do PSD, Luís Montenegro anunciou três medidas. Um passe ferroviário, um pagamento único para os idosos com as reformas mais baixas e mais vagas para Medicina.
Um suplemento extraordinário, de pagamento único, para as pensões mais baixas, que irá variar entre os 100 e 200 euros, e será pago em outubro. O valor de 200 euros aplica-se a quem tenha uma pensão até 509,26 euros; será de 150 euros para as pensões entre 509,26 e 1018,52 euros; e de 100 euros para as pensões entre 1018,52 e 1527,78 euros.
A criação de mais vagas para o curso de medicina, de forma a compensar as aposentações dos médicos do Serviço Nacional de Saúde. Existem atualmente 1684 vagas para médicos, ao mesmo tempo, que 1.500 médicos por ano se aposentam. Para contrariar esta tendência foi anunciada a abertura de mais vagas anuais para estudantes de medicina, com a criação de cursos nas universidades de Trás-os-Montes e Évora.
E um passe ferroviário de 20 euros mensais que dará acesso a todos os comboios urbanos, regionais, interrregionais e intercidades. O passe está incluído num “plano de mobilidade” que será aprovado em setembro com os objetivo de facilitar a utilização de meios de transporte sustentáveis, que não causem problemas ambientais. A medida insere-se na Mobilidade Verde.