A primeira etapa de alta montanha da Volta a Espanha em bicicleta, esta terça-feira disputada, com chegada no Pico de Villuercas, confirmou em pleno as expectativas, com Roglic já de vermelho e João Almeida muito perto.

O esloveno Primoz Roglic (BORA — hansgrohe), que ganhou a etapa, e Almeida (UAE Emirates), terceiro, tiraram bem partido do tempo que ganharam à concorrência direta nas três etapas em solo português e já são primeiro e segundo da Vuelta, após esta duríssima ligação de Plasencia a Villuercas, em 170,5 quilómetros, que ‘revolucionou’ a classificação geral.

Na geral, Roglic tem oito segundos de avanço sobre o português, com o espanhol Enric Mas (Movistar) em terceiro, já a 32 segundos do esloveno líder da BORA – hansgrohe.

Para João Almeida, a dura etapa de alta montanha serviu ainda para clarificar quem é, realmente, o chefe de fila da UAE Emirates, depois do considerável atraso de Adam Yates — o britânico perdeu um minuto e meio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na subida final, em piso de cimento e com rampas muitas vezes a mais de 15%, Almeida fez uma corrida muito ao seu estilo, descolando várias vezes, para mais à frente recuperar. Chegou ao grupo da frente, ainda assim, com força suficiente para discutir o sprint com Roglic e o belga Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny), que deixou escapar a vitória por excesso de confiança.

O esloveno venceu ao sprint o percurso de 170,5 quilómetros que ligou Plasencia ao Pico Villuercas, na Serra de Guadalupe, em 4:26.49 horas, à frente de Van Eetvelt, Almeida e mais quatro resistentes de uma escalada que fez mais estragos do que se antevia.

[Já saiu o quarto episódio de “Um Rei na Boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. Também pode ouvir aqui o primeiro, o segundo e o terceiro episódios]

Roglic subiu ao primeiro lugar da geral, com menos oito segundos do que João Almeida, atual vice-líder, e 32 face ao espanhol mas, que é terceiro. O top-5 completa-se com o italiano Antonio Tiberi (Bahrain – Victorious), a 38 segundos, e Van Eetvelt, a 41.

Entre os grandes derrotados da jornada está o norte-americano Sepp Kuss (Vizma-Lease a Bike), o vencedor da Vuelta no ano passado e esta terça-feira apenas 11.º. Na geral, é 13.º, a 1.14.

Pior está Adam Yates, que seguia em quarto e caiu para 22.º, já quase a dois minutos de Roglic e Almeida.

O português Nelson Oliveira (Movistar) foi 64.º, a 7.40, e o seu compatriota Rui Costa (EF Education – EasyPost) cortou em 127.º, a 14.03.

Na geral, seguem em 57.º, a 7,53, e em 115.º, a 14.53, respetivamente.

A quinta etapa da Volta a Espanha realiza-se na quarta-feira, entre Fuente del Maestre e Sevilha, num total de 177 quilómetros.