A deputada do PS à Assembleia Legislativa dos Açores Isabel Teixeira alertou esta terça-feira para os riscos que o incêndio que lavra desde domingo no centro de processamento de resíduos de São Jorge pode constituir para a saúde pública.

“O fumo e o cheiro nauseabundo já estão a atingir várias freguesias e estamos profundamente preocupados com os potenciais problemas de saúde pública que podem surgir desta situação”, advertiu a deputada socialista num requerimento entregue no parlamento açoriano.

Isabel Teixeira afirma que o fumo denso continua a ser visto nas freguesias vizinhas, em especial na Ribeira Seca, concelho da Calheta.

Segundo a deputada, o incêndio tomou maiores proporções devido ao “enorme acúmulo de resíduos” naquele centro, situação que já havia sido detetada pela Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Regional durante uma visita ao local, no mês passado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Já sabíamos que a empresa responsável pelo centro enfrentava dificuldades na exportação dos resíduos, o que levou a uma acumulação perigosa. Agora, estamos a ver as consequências disso”, lamentou a parlamentar socialista.

Num requerimento entregue na Assembleia Regional, Isabel Teixeira questionou se o Governo Regional de coligação (PSD/CDS-PP/PPM) está a acompanhar “adequadamente” esta situação e quais as medidas que já tomou para proteger as populações afetadas.

“O Governo Regional precisa de agir rapidamente para mitigar os riscos à saúde pública e garantir que incidentes como este não se repitam”, insistiu a deputada, lembrando que “o que está em jogo aqui é a segurança e o bem-estar das comunidades”.