“Um abraço? Porque não!?”. A reação de Carlos III ao pedido das jogadoras da equipa feminina de râguebi da Nova Zelândia ficou registado em fotografias e vídeo e mostram o rei sorridente e emocionado com os abraços das desportistas que descreveu como “calorosos” e “curativos”.

As Black Ferns foram recebidas pelo monarca no Palácio de Buckingham, que improvisou um discurso em que justificou a não passagem pela Nova Zelândia quando visitar a Austrália em outubro. “Tenho muita pena de não poder ir à Nova Zelândia no final de outubro — é por ordem médica”, desculpou-se perante as jogadoras antes do jogo em que as Black Ferns vão defrontar as Red Roses, a equipa feminina de râguebi de Inglaterra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os reis Carlos III e Camilla vão visitar a Austrália e a Samoa já no próximo mês de outubro, onde participarão numa cimeira da Commonwealth. A viagem não passará pela Nova Zelândia, como estava inicialmente previsto, uma vez que a equipa médica que acompanha o monarca — que se encontra a receber tratamento para um cancro — desaconselhou que a deslocação ao exterior fosse prolongada.

Carlos III volta à Austrália 30 anos após atentado que lhe valeu o rótulo de “Sua Frieza Real”

Carlos III, com 75 anos, foi diagnosticado com cancro em fevereiro. O diagnóstico chegou na sequência do internamento de três dias no hospital privado The London Clinic, onde esteve a tratar a hiperplasia benigna da próstata, tendo tido alta pouco depois. Durante o tratamento, a equipa de médicos detetou um “problema separado”, revelou a Casa Real quando a informação foi tornada pública.

Carlos III diagnosticado com cancro

Mesmo com as restrições relativas ao seu estado de saúde, o rei espera que “haja outra desculpa [para visitar] em breve” o país natal das Black Ferns. “Enquanto isso, deem o meu amor à Nova Zelândia”, pediu às desportistas.

O rei aproveitou o momento para desejar que as jogadoras “aproveitem ao máximo o vosso tempo na equipa, porque não ficam jovens por muito tempo”.” Na minha experiência, passa mais rápido do que vocês pensam”, alertou.