Comparada com a senhora Doubtfire, protagonista do filme Papá para Sempre (1993), a estátua que retrata a Rainha Isabel II está a causar polémica. Inaugurada no sábado, quando se assinalaram os dois anos da morte da monarca britânica, a escultura apresenta Isabel com um lenço na cabeça e uma mala na mão, ao lado do príncipe Filipe e dos seus corgis, nos jardins do Castelo de Antrim, na Irlanda do Norte.
Problema: há muitos que não gostam desta representação da Rainha. Por exemplo, Richard Morris, um historiador e crítico de arte: “Fiquei bastante confuso sobre quem era, de facto. Não há qualquer semelhança. A minha crítica é que é muito imóvel. Parece mais uma ilustração em papel”, lê-se no The Times.
“Penso que a boa arte envolve a comunidade e quando se vê nas redes sociais o que as pessoas pensam disto, do quarteto de estátuas, a maioria das pessoas diz que são monstruosidades”, acrescentou.
Na verdade, nas redes sociais, assim que a estátua foi apresentada em Belfast, começaram os comentários depreciativos. Há quem lhe chame “abominação” e quem diga que “esta nova estátua da grande Rainha é diabólica“.
Would you know this was the late Queen if I didn't tell you? Did the sculptor not attend the class on faces at college?
This is an abomination & exactly why I do not trust the designs for her official monument down London. pic.twitter.com/APkNZ7dgxm
— Nadine Jasper ???????????????????? (@nadine_jasper) September 7, 2024
This new statue of the late, great Queen is diabolical. ???? pic.twitter.com/AiSQSZjMSZ
— Piers Morgan (@piersmorgan) September 11, 2024
A escultura foi feita por um artista local, Anto Brennan, mas muitos brincaram e perguntaram se era o mesmo artista que fez o busto de Cristiano Ronaldo no aeroporto da Madeira que também deu que falar.
Nos comentários da publicação feita na página de Facebook da autarquia houve quem fosse compreensivo para com o artista, mas também foram muitas as frases de ódio, o que fez com que a câmara limitasse a possibilidade de comentar o post.
Mas se os detratores não poupam nos adjetivos negativos — “É de facto um insulto à memória de Sua Majestade, não se parece nada com ela. Tirem-na daqui. É horrível” — a Câmara Municipal de Antrim e Newtownabbey, que encomendou a escultura, está satisfeita com o resultado.
Afirma que este memorial será uma “recordação duradoura” da dedicação da Rainha ao serviço, mas também “da sua resiliência e da sua capacidade de unir as pessoas através das gerações”, afirmou Neil Kelly, presidente da autarquia, citado pelo The Guardian.
Já a vereadora Vera McWilliam admite que a escultura “não se assemelha à Rainha de forma alguma”, dando assim razão aos críticos, mas lembra que uma peça de arte pode suscitar várias pontos de vista e que as redes sociais “amplificam perspectivas negativas”, refere a mesma fonte.
editado por Dulce Neto