894kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rainha Isabel II comparada com Srª Doubtfire. Nova estátua da ex-monarca é muito criticada

A escultura tinha o objetivo de homenagear Isabel II no segundo aniversário da sua morte, mas teve o efeito contrário. Em poucas horas a Rainha já estava a ser ridicularizada nas redes sociais.

GettyImages-2170741357
i

Muitos brincaram e perguntaram se era o mesmo artista que fez o busto de Cristiano Ronaldo no aeroporto da Madeira que também deu que falar

AFP via Getty Images

Muitos brincaram e perguntaram se era o mesmo artista que fez o busto de Cristiano Ronaldo no aeroporto da Madeira que também deu que falar

AFP via Getty Images

Comparada com a senhora Doubtfire, protagonista do filme Papá para Sempre (1993), a estátua que retrata a Rainha Isabel II  está a causar polémica. Inaugurada no sábado, quando se assinalaram os dois anos da morte da monarca britânica, a escultura apresenta Isabel com um lenço na cabeça e uma mala na mão, ao lado do príncipe Filipe e dos seus corgis, nos jardins do Castelo de Antrim, na Irlanda do Norte.

Problema: há muitos que não gostam desta representação da Rainha. Por exemplo, Richard Morris, um historiador e crítico de arte: “Fiquei bastante confuso sobre quem era, de facto. Não há qualquer semelhança. A minha crítica é que é muito imóvel. Parece mais uma ilustração em papel”, lê-se no The Times.

“Penso que a boa arte envolve a comunidade e quando se vê nas redes sociais o que as pessoas pensam disto, do quarteto de estátuas, a maioria das pessoas diz que são monstruosidades”, acrescentou.

Na verdade, nas redes sociais, assim que a estátua foi apresentada em Belfast, começaram os comentários depreciativos. Há quem lhe chame “abominação” e quem diga que “esta nova estátua da grande Rainha é diabólica“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A escultura foi feita por um artista local, Anto Brennan, mas muitos brincaram e perguntaram se era o mesmo artista que fez o busto de Cristiano Ronaldo no aeroporto da Madeira que também deu que falar.

Nos comentários da publicação feita na página de Facebook da autarquia houve quem fosse compreensivo para com o artista, mas também foram muitas as frases de ódio, o que fez com que a câmara limitasse a possibilidade de comentar o post.

Mas se os detratores não poupam nos adjetivos negativos — “É de facto um insulto à memória de Sua Majestade, não se parece nada com ela. Tirem-na daqui. É horrível” — a Câmara Municipal de Antrim e Newtownabbey, que encomendou a escultura, está satisfeita com o resultado.

Afirma que este memorial será uma “recordação duradoura” da dedicação da Rainha ao serviço, mas também “da sua resiliência e da sua capacidade de unir as pessoas através das gerações”, afirmou Neil Kelly, presidente da autarquia, citado pelo  The Guardian.

Já a vereadora Vera McWilliam admite que a escultura “não se assemelha à Rainha de forma alguma”, dando assim razão aos críticos, mas lembra que uma peça de arte pode suscitar várias pontos de vista e que as redes sociais “amplificam perspectivas negativas”, refere a mesma fonte.

editado por Dulce Neto

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.