“Notícia de última hora: Lady Diana regressou e confirmou que está viva, esta é uma fotografia dela de hoje, terça-feira, 13 de fevereiro de 2024”, lê-se na legenda de várias publicações disseminadas pelo Facebook.

A fotografia a ilustrar os posts mostra uma mulher loira e de olhos azuis, com traços similares aos de Diana se esta tivesse envelhecido. Encontra-se a discursar, tal como a princesa fazia recorrentemente em vida, enquanto membro da realeza britânica.

A princesa de Gales, que foi casada com o rei Carlos III, à altura sucedâneo da Rainha Isabel II, morreu em agosto de 1997, na sequência de um acidente de viação em Paris. A morte da princesa, na altura já divorciada do herdeiro da coroa britânica, foi atribuída à condução negligente do seu motorista, Henri Paul, que estava embriagado e também morreu no acidente, e aos paparazzi que seguiam o carro, colocando os ocupantes em perigo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A imagem em causa é uma manipulação de uma fotografia real, captada a 13 de janeiro de 1997. Pode ser encontrada no banco de imagens da Associated Press. Poucos meses antes de morrer, Diana discursava na sua chegada ao aeroporto internacional de Luanda, em Angola. “A Princesa Diana está de visita a Angola num esforço de sensibilização para as minas terrestres e visitará também as vítimas do engenho”, lê-se na legenda da fotografia.

Ao longo dos anos, a morte da princesa de Gales, conhecida como Lady Di, foi alvo de várias teorias da conspiração, incluindo alegações de que teria sido vítimas de assassinato planeado e executados pelos serviços de segurança britânicos. Também se especulou que a princesa estaria grávida na altura da sua morte e até que não morreu.

O nível de disseminação destas informações chegou a um extremo tal que, em 2004, autoridades britânicas lançaram uma investigação independente para esclarecer os contornos do acidente e da morte de Diana. Um relatório com cerca de 900 páginas concluiu que nenhuma das teorias da conspiração encontrava correspondência com a realidade.

Conclusão

Conclui-se que a imagem que está a ser disseminada nas redes sociais é falsa. Trata-se de uma imagem adulterada a partir de uma fotografia de Diana obtida em Angola cerca de meio ano antes da sua morte. A princesa Diana morreu em 1997 e a imagem que simula o seu envelhecimento é um produto digital.

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge