“Muito tranquila. Durante o sono. Partiu. Velhice. Não se terá apercebido de nada. Sem dores”. Foi assim que Sir Eduard Young, antigo secretário de Isabel II, que estava em Balmoral com a Rainha quando esta morreu, a 8 de setembro de 2022, descreveu os últimos minutos da monarca. O documento, que ainda não tinha sido tornado público e que está nos arquivos reais, consta numa nova biografia acerca do novo rei de Inglaterra, intitulada Charles III: New King, New Court. The Inside e escrita pelo jornalista do Daily Mail Robert Hardman.

O novo livro, que será publicado no próximo dia 18 e cujas revelações já começaram a ser avançadas pelo Daily Mail, também indica que, pouco após ter sido escrita aquela nota, foi encontrada no leito da morte da monarca uma caixa vermelha com duas cartas seladas, uma para o seu filho e herdeiro do torno, Carlos III, e outra para Sir Eduard Young, que em agosto foi nomeado secretário privado permanente do rei. O conteúdo dessas cartas não foi, até ao momento, tornado público.

Antigo secretário de Isabel II e de quem Harry não gostava foi nomeado para secretário privado de Carlos III

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, a caixa continha também uma última ordem de Isabel II enquanto Rainha: a sua escolha de candidatos para a Ordem de Mérito por “serviços excecionalmente meritórios” em toda a Commonwealth. “Mesmo no leito da morte, havia trabalho a fazer. E ela tinha-o feito”, escreve o jornalista Robert Hardman.

Mas a biografia traz mais revelações, como o facto de Carlos III e Camila terem passado uma hora com Isabel II antes de a monarca morrer. O atual rei de Inglaterra ligou pessoalmente para os dois filhos, William e Harry, para lhes pedir que viajassem para a Escócia o mais rápido possível para se despedirem da avó.

Como, segundo o Daily Mail, acreditaria que a mãe tivesse ainda mais alguns dias de vida, e logo após ter estado com ela, Carlos III decidiu ir colher cogumelos (para “arejar as ideias”). No regresso desse passeio, enquanto voltava a Balmoral, recebeu a notícia da morte de Isabel II, parou o carro e ainda teve tempo de ser chamado de “Vossa Majestade” pela primeira vez antes de seguir viagem.

Quando, pela central telefónica do palácio, ligou a William para lhe dar a notícia, disse apenas a quem atendeu “sou eu”, porque não poderia ainda revelar aos funcionários que era o novo rei de Inglaterra. Depois, tentou, por várias vezes, de acordo com a biografia, falar com o filho mais novo, Harry, mas este já estava a viajar, pelo que não conseguiu atender as chamadas.