Mais de 60 concelhos dos distritos de Leiria, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Faro, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança estão esta quinta-feira em perigo máximo de incêndio rural, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental apresentam um perigo muito elevado e elevado de incêndio, de acordo com o IPMA.

Temperaturas máximas de 34 graus. Mais de 40 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As previsões meteorológicas para o continente são de céu pouco nublado ou limpo, com períodos de mais nebulosidade nas regiões norte e centro, vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas e pequena subida de temperatura na região sul, em especial da mínima.

As condições atmosféricas previstas traduzem-se no “aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”, e no aumento da dificuldade no combate às chamas. O IPMA divulgou um mapa onde se pode ver o risco de incêndio determinado para cada concelho de Portugal continental desde esta quinta-feira até ao dia 16 de setembro.

Segunda-feira, 16 de setembro, é o dia onde mais concelhos estão sob risco de incêndio máximo.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até segunda-feira.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.