Na gama da BMW existe uma série de modelos que agradam à maioria, mas há igualmente alguns que, esteticamente, se revelam desafiantes, como é o caso dos SUV iX e XM. Provavelmente mais problemático é o concept Vision Neue Klasse, também ele pouco consensual, que antecipa a nova linguagem estilística da marca e, sobretudo, o futuro Série 3 eléctrico previsto para 2026. Daí que a decisão de reformular profundamente o gabinete de Design, agora anunciada pela BMW, possa ser vista como uma admissão das críticas.

BMW iX

Adrian van Hooydonk continuará, pelo menos por agora, como o responsável pelo Design do Grupo BMW, que inclui ainda a Mini e a Rolls-Royce, mas para definir o estilo da gama média superior — o que inclui os modelos maiores do que o Série 3, o segmento de luxo e a gama desportiva Alpina —, os alemães foram buscar Maximilian Missoni, que desde 2018 desenhava os Polestar, depois de ser vice-presidente do Design na Volvo. O actual director do Design Studio da BMW, Domagoj Dukec, o “pai” das enormes (e pouco consensuais) grelhas da marca, solução que continua a defender, transita para a Rolls-Royce.

BMW XM

As gamas compacta e média (Série 1, 2 e iX1 e iX2), bem como a BMW M vão passar a ser dirigidas por Oliver Heilmer, que desde 2017 liderava o estilo da Mini. Para o seu lugar vai Holger Hampf, que até aqui estava no BMW Group Designworks. Esta subsidiária do construtor germânico “herdou” Anders Warming, o anterior chefe de Design da Rolls-Royce, que agora passa a controlar o Advanced Design do BMW Group Designworks.

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As mudanças na equipa de design da BMW são extensas e numerosas, com o construtor a assumir indirectamente que nem tudo corria bem nas definições de estilo da marca, pois o rumo que vinha a ser implementado não era o melhor, de acordo com a opinião de alguns clientes. A marca parece acreditar que este “abanão” abrangente, agora introduzido, será capaz de colocar o motor do design da BMW a funcionar em todos os cilindros.