Está de regresso a prova de clubes mais importante do mundo. Com nova “cara”, novo formato, mais equipas, mais dinheiro e mais jogos, a Liga dos Campeões recomeçou esta terça-feira, no início de uma semana atípica. Ao contrário dos últimos anos, a primeira semana das competições europeias é exclusivamente reservada à prova milionária, com a primeira jornada a desenrolar-se até quinta-feira. E tudo começou em Turim, com a receção da Juventus ao PSV.
Com Thiago Motta no comando técnico, a temporada até começou bem para a vecchia signora que, ao cabo de quatro jornadas da Serie A, ocupa o quarto lugar com oito pontos, menos dois que a líder Udinese. Para além do resultado pontual, os italianos têm jogado com muita personalidade e apresentam muitas valências na defesa, chegando a este encontro sem qualquer golo sofrido na temporada. Ainda assim, Motta ia estrear-se como treinador na Champions — no regresso do clube de Turim à competição 685 dias depois — e a sua inexperiência podia revelar-se fundamental para o desfecho deste encontro.
“É um orgulho começar esta competição. Além de jogarmos em casa contra uma boa equipa, estou ansioso por viver estas emoções. Estamos a trabalhar há muito tempo para viver estas emoções. É uma felicidade e um orgulho estar aqui para começar esta competição. São duas equipas que querem jogar futebol. Queremos fazer uma grande exibição para ganhar”, revelou o antigo internacional italiano na conferência de imprensa de antevisão ao jogo.
Do outro lado estava o PSV que, em cinco jogos na Eredivisie, venceu todos, respondendo da melhor forma ao desaire na Supertaça (Feyenoord, 4-4, 2-4 pen.). O clube de Eindhoven sagrou-se campeão neerlandês na última época, superando o recorde de pontos do Campeonato. Nas últimas horas, a equipa de Peter Bosz, ex-internacional pelos Países Baixos, terá entrado em negociações com Ivan Perisic, que está sem clube depois de se ter desentendido com o técnico do Hajduk Split, esperando-se um incremento de qualidade no adversário do Sporting na segunda jornada.
????????⚪️ EXCLUSIVE: PSV Eindhoven are working on deal to sign Ivan Perisić as free agent.
Important target for PSV as talks are taking place with Croatian winger who’s available as free agent. pic.twitter.com/cSAqNxXd01
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) September 17, 2024
Ainda sem Francisco Conceição, que continua a contas com um problema muscular na perna direita, Michele Di Gregorio e McKennie regressaram ao onze da Juventus, adversária do Benfica. Já no PSV, Drommel foi a única novidade, já que o guarda-redes titular, Walter Benítez, foi pai. A formação da casa entrou melhor na partida e, depois de um início acutilante e incisivo, inaugurou o marcador através de um fantástico remate cruzado de Kenan Yildiz, que entrou no ângulo superior, batendo ainda no poste (21′). Com apenas 19 anos e 136 dias, o turco tornou-se no jogador mais jovem de sempre a marcar pela Juventus, superando a lenda Alessandro Del Piero. Pouco depois, Nico González ganhou uma bola na direita, cruzou para Vlahovic, o sérvio não conseguiu dominar e, na sequência do lance, McKennie aumentou a vantagem (27′). Antes do intervalo, Koopmeiners ainda acertou no poste (45′).
Foi onde mora a ???? para abrir a 1ª jornada ????
???? @ChampionsLeague | @juventusfc 1 x 0 @PSV#DAZNChampions pic.twitter.com/noJY7UZFjg
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) September 17, 2024
McKennie aumenta a vantagem para a Vecchia Signora ????
???? @ChampionsLeague | @juventusfc 2 x 0 @PSV #DAZNChampions pic.twitter.com/n7Cb88LUMK
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) September 17, 2024
No segundo tempo, os bianconeri voltaram a entrar melhor e chegaram ao tão desejado terceiro golo, através de Nico González, que foi assistido por Vlahovic desde o corredor esquerdo (52′). Já na parte final do desafio, Saibari tentou o tento de honra para os neerlandeses, mas Di Gregorio segurou tranquilamente (74′). A ameaça estava feita e, no último minuto do encontro, o avançado marroquino fez o gosto ao pé com um remate cruzado (90+3′). Feitas as contas, a Juventus lidera a fase de liga da Liga dos Campeões com três pontos e, em sentido inverso, o PSV está na cauda da tabela classificativa. Na segunda jornada, vão visitar o RB Leipzig, ao passo que os rood-witten receberão o Sporting.
Nicólas González faz o terceiro e deixa a Juventus numa posição muito confortável ????♂️
???? @ChampionsLeague | @juventusfc 3 x 0 @PSV #DAZNChampions pic.twitter.com/KBdD7TpUxI
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) September 17, 2024
???????? CHAMPIONS | Atenção Benfica e Sporting ????
◉ A Champions 24/25 já começou, e num confronto directo de adversários de águias e leões saiu por sima a Juve
◉ Todos os ratings e stats em https://t.co/QZuwKyuNke#JuvePSV #JUVPSV #ChampionsLeague #UCL #RatersGonnaRate… pic.twitter.com/uk9p8A72cw— GoalPoint (@_Goalpoint) September 17, 2024