Depois de registar o que diz serem “ótimos números” com o Watch Fit 3, o seu primeiro smartwatch com um ecrã quadrado, que levou a comparações com o Apple Watch e que teve “um impacto extremamente positivo junto dos consumidores portugueses” (ainda que não sejam revelados números), a Huawei estava motivada para “ir ainda mais longe”. E foi isso que tentou fazer com a quinta versão dos relógios inteligentes da gama Watch GT, esta quinta-feira apresentada durante um evento em Barcelona.
Os Watch GT 5 não apresentam alterações significativas face à edição anterior, sendo que a principal novidade é a introdução do sistema TruSense, uma “tecnologia de monitorização da saúde e bem-estar que inclui sensores e algoritmos atualizados para resultados mais rápidos, precisos e abrangentes”. Os novos smartwatches, já disponíveis na loja online da Huawei e a chegar aos retalhistas no dia 25 de setembro, são os primeiros a incorporar este sistema que, segundo a empresa, combina “dados de frequência cardíaca, respiratória, SpO2 (nível de oxigénio no sangue), temperatura corporal e pressão arterial a partir de um único modelo de sensores”.
Huawei aproxima-se da Apple com primeiro smartwatch com ecrã quadrado
Os relógios, que a Huawei afirma serem “caracterizados por designs geométricos, com arestas definidas”, estão disponíveis em 11 modelos diferentes, sete na versão Standard e três na Pro, que regressa após uma ausência na gama GT 4. A versão Pro com 46 milímetros (mm) está disponível nas cores titânio e fluoroelastómero preto, enquanto a de 42 mm tem uma versão em cerâmica e em fluoroelastómero branco.
Depois da aposta no verde ter sido um “sucesso surpresa” nos Watch GT 4, a Huawei decidiu apostar no azul para a gama que foi apresentada esta quinta-feira. Desta forma, os smartwatches Standard de 46 mm estão disponíveis em três cores: compósito entrançado azul, couro compósito castanho e fluoroelastómero preto.
Já os Standard de 41mm estão disponíveis em fluoroelastómero azul claro, couro compósito branco e malha milanesa dourada, além de uma bracelete de dois tons (couro compósito castanho e tecido bege).
Os preços dos novos relógios começam nos 249 euros e vão até aos 299 euros na versão Standard. No caso dos Pro, os valores começam nos 379 euros e vão até aos 599 euros, variando de acordo com a cor e a versão escolhida. Na tabela abaixo pode verificar os preços para cada um dos 11 modelos do Huawei Watch GT 5.
A Huawei diz que a bateria dos relógios pode durar “até 14 dias nos modelos de 46mm”, tempo que baixa para metade “nos modelos de 41mm e 42mm”. Além disso, avança que os utilizadores dos Watch GT 5 vão ter acesso a uma subscrição gratuita de três meses da aplicação Huawei Health+, que até agora não estava disponível em Portugal e que “dá acesso a uma série de benefícios exclusivos, incluindo planos de treino, meditações guiadas, plano Stay Fit e exercícios de respiração”.
Tal como os restantes relógios desta gama, os GT 5 têm uma forte componente desportiva, como funcionalidades focadas na corrida, por exemplo, para dar sugestões de como melhorar a postura durante o exercício. Por outro lado, apresentam uma melhoria de 40% no GPS em termos de “precisão da rota” (em comparação com os GT 4).
Para os fãs de golfe, os Pro incorporam novas funcionalidades, como “mapas 3D dos campos, com mais de 15 mil percursos a nível mundial, e uma gama completa de ferramentas analíticas para ajudar a melhorar o swing e medir a distância da tacada”. Os relógios desta versão também suportam mergulhos até 40 metros de profundidade.
Os Huawei Watch GT 5 incorporam ainda um “teclado completo”, que é compatível com todos os serviços de mensagem e que permite responder de forma personalizada ao invés de dar apenas respostas pré-definidas como “ok” ou “ligo-te mais tarde”. Os relógios são compatíveis não só com dispositivos Huawei, como também com smartphones de empresas concorrentes.