Pelo menos quatro pessoas morreram e 18 ficaram feridas depois de um número indeterminado de homens armados terem aberto fogo contra uma multidão em Birmingham, Alabama, numa zona muito movimentada. As autoridades, que acrescentam que quatro dos feridos estão em situação crítica, admitem que os disparos não terão sido feitos de forma aleatória mas podem ter apanhado algumas pessoas no fogo cruzado.
Dois homens e uma mulher foram encontrados mortos no local, mas houve uma quarta vítima que, levada para o hospital depois de também ter sido baleada, acabou por não resistir aos ferimentos.
O ataque ocorreu na 20th Street, perto da Avenida Magnolia, na zona de Five Points South, onde existem vários restaurantes e estabelecimentos de diversão noturna. Eram 23 horas e um grande número de pessoas circulava nas ruas desta cidade onde já em julho quatro pessoas tinham morrido num ataque aparentemente com os mesmos contornos.
A polícia ainda não revelou se os homicidas se aproximaram a pé ou se seguiam em algum veículo. Mas, até ao momento, nenhum suspeito foi detido neste caso onde o FBI já foi envolvido.
“Faremos tudo o que pudermos para garantir que iremos descobrir, identificar e deter quem quer que seja o responsável por este ataque”, disse Truman Fitzgerald, da polícia local, à televisão WBMA.
O mesmo responsável não quis especular sobre os motivos, mas indicou que os investigadores foram “informados de que todas as vítimas estavam ao ar livre, no passeio ou na rua. O grupo de atiradores disparou na direção dessas pessoas que estavam no exterior – não temos indicação de que estivessem no interior de algum estabelecimento”.
O ataque “não foi aleatório e resultou de um incidente isolado onde várias vítimas foram pegas no fogo cruzado”, acrescentou, mais tarde, a polícia, pedindo a todos os cidadãos e estabelecimentos que partilhem com as autoridades eventuais imagens que possam ajudar a reconstituir o incidente.