A cápsula Dragon, da SpaceX, já chegou à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês). A cápsula da empresa de exploração espacial de Elon Musk deslocou no sábado e viajou com dois lugares livres, que vão ser ocupados pelos dois astronautas da Boeing que estão há meses na ISS.

Os astronautas Sunita Williams e Barry Wilmore partiram a 5 de junho a bordo da cápsula Starliner da Boeing, para uma missão de uma semana em órbita. Porém, problemas técnicos levaram ao sucessivo adiamento do regresso da dupla de astronautas da NASA. O resultado? A cápsula Starliner foi considerada insegura para o regresso à Terra e obrigou a encontrar soluções para resgatar os astronautas.

Starliner da Boeing regressa à Terra sem astronautas levados para o espaço

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi encontrada uma solução na cápsula desenvolvida pela empresa de Elon Musk, mas é esperado que Williams e Wilmore só regressem à Terra já em 2025. A NASA tem defendido que a dupla é bastante experiente e rejeita a teoria de que estejam presos no Espaço.

Missão devia durar oito dias, mas dupla de astronautas só volta à Terra em 2025. Viagem mais longa durou 437 dias

Este domingo, a cápsula da SpaceX chegou à ISS às 22h30 (hora de Lisboa). Após cumprir uma série de procedimentos, a escotilha da Dragon foi aberta já depois da meia-noite, permitindo à tripulação composta pelo astronauta da NASA Nick Hague e pelo cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov aceder ao interior da Estação Espacial.

A NASA partilhou um vídeo de Hague e Gorbunov a serem recebidos pelos restantes astronautas que estão na Estação Espacial. Além de Williams e Wilmore, há ainda sete pessoas na ISS.