O avião presidencial que transportava Lula da Silva e a sua comitiva aterrou de emergência na Cidade do México, na madrugada desta quarta-feira, devido a uma falha técnica cuja origem não foi revelada. O problema foi identificado logo durante a descolagem do aeroporto mexicano e, nas quatro horas seguintes, o avião esteve a sobrevoar o espaço aéreo mexicano, para queimar combustível antes de aterrar.
Este era um voo com destino a Brasília mas a aeronave acabou por aterrar no aeroporto de origem, o aeroporto Benito Juárez, no México, pouco depois das 2h00 em Lisboa. A força aérea brasileira não avançou pormenores sobre o problema técnico que levou à aterragem forçada, mas a conta oficial do governo presidencial de Lula publicou rapidamente um curto vídeo que mostra o Presidente brasileiro a desembarcar, em segurança, acompanhado pela sua comitiva.
O Presidente brasileiro tinha viajado para o México, também acompanhado pela Primeira Dama, Janja da Silva, para marcar presença da tomada de posse da nova Presidente mexicana Claudia Sheinbaum. Dezasseis pessoas estavam a bordo do avião, entre autoridades, ministros e a tripulação.
Depois do incidente, a imprensa brasileira indica que Lula da Silva e a comitiva presidencial já embarcaram num novo voo para Brasília, num avião de reserva.