O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) considerou esta quinta-feira “fundamental”, em ambiente educativo, uma atitude de “respeito dos mais jovens e mais vulneráreis”, lembrando os abusos sexuais no seio de instituições da Igreja.
Para o também bispo de Vila Real, António Augusto Azevedo, “nestes últimos anos, com grande sofrimento por causa das vítimas e com a grande responsabilidade da Igreja a ser assumida, é fundamental que, nos vários âmbitos educativos, haja uma atitude nova que passa pelo respeito dos mais jovens e mais vulneráreis“.
Em declarações a propósito da Semana Nacional da Educação Cristã, que será assinala entre 6 e 13 de outubro, divulgadas pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã, o prelado acrescentou que este é o tempo de “gerar espaços educativos mais abertos e seguros” que permitam “superar os medos e receios”, favorecendo “lógicas de confiança”.
O setor da Educação Cristã contempla, em Portugal, as escolas católicas — cuja associação realiza o seu II Congresso Nacional nos dias 10 e 11 de outubro -, a catequese e a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.