458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Amnistia Internacional

Noticiário

2h. Amnistia Internacional acusa Rússia de crime

Organização fala em ataque deliberado contra civis ucranianos. E Presidente da Câmara da Moita vê com bons olhos a construção de um aeroporto no Montijo.
Amnistia Internacional

Melilla. Amnistia exige responsabilização

A Amnistia Internacional pede que avancem com as investigações sobre os acontecimentos em Melilla e exige o fim das "expulsões sumárias", assim como a proteção daqueles que fogem à guerra.
Amnistia Internacional

Amnistia Internacional preocupada com Cabo Verde

A Amnistia Internacional manifestou preocupação com a anunciada extinção da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania de Cabo Verde, sublinhando a importância da organização.
Amnistia Internacional

AI pede a França que mude lei

A Amnistia Internacional pediu a França a alteração da lei sobre os crimes contra a humanidade. Assim, criminosos de guerra da Ucrânia, Síria e outros seriam levados à justiça francesa.
WikiLeaks

Amnistia. Extradição coloca Assange "em risco"

A secretária-geral da organização considera que a extradição de Julian Assange, confirmada esta sexta-feira, envia um "recado arrepiante" aos jornalistas de todo o mundo.
Noticiário

21h. Kiev tenta retomar controlo de Severodonetsk

Tropas ucranianas conseguiram reagrupar-se e estabelecer uma linha de defesa na cidade. E ainda, Amnistia Internacional Portugal organiza vigia para assinalar 33 anos do massacre de Tiananmen.
Resposta Pronta

Massacre de Tiananmen. "Queremos honrar vítimas"

Amnistia Internacional Portuguesa realiza vigília em Lisboa, para assinalar os 33 anos do massacre de Tiananmen. Catarina Vieitas explica a importância de honrar as vítimas que não têm voz.
Guerra na Ucrânia

Membro das Pussy Riot detida na Croácia

Uma das Pussy Riot foi detida por um mandado da Interpol, a Amnistia Internacional pede à Croácia para "negar o pedido de extradição feito pelo Turquemenistão" e insiste na libertação imediata.
Guerra na Ucrânia

"Tenho medo de voltar a casa e pisar corpos"

A diretora-executiva da Amnistia Internacional na Ucrânia conseguiu fugir da guerra, mas ficaram as marcas. A Observador, aponta para uma certeza: podem ser milhões os crimes de guerra.
Guerra na Ucrânia

AI preocupada com destino de militares de Azovstal

AI diz ter documentado execuções sumárias de prisioneiros no leste da Ucrânia efetuados pelos separatistas russófonos e apela a que soldados de Azovstal não devem ter o mesmo destino.
Guerra na Ucrânia

AI preocupada com soldados retirados de Azovstal

AI salienta que documentou "execuções sumárias" de prisioneiros pelas milícias pró-russas no Donbass, bem como "execuções extrajudiciais" de civis ucranianos por forças russas nas últimas semanas.
Guerra na Ucrânia

Amnistia: russos cometeram crimes de guerra

Recolha de testemunhos e de provas feita pela Amnistia Internacional referem-se a bombardeamentos ilegais contra civis em Borodyanka e execuções sumárias em Bucha, Andriivka, Zdyzhivka e Vorzel.
Amnistia Internacional

Amnistia: Violência policial e prisões recorrentes

Amnistia Internacional(AI) apontou que pontos como a violência policial e falta de condições prisionais citados no relatório dos EUA sobre direitos humanos em Portugal já tinham sido sinalizados
Venezuela

Amnistia denuncia violação de direitos humanos

A organização não-governamental avança que defensores dos direitos humanos, jornalistas e ativistas foram submetidos a intimidação, assédio, agressões e detenções.
Resposta Pronta

Amnistia. "Liberdade de expressão" em causa 

A coordenadora de campanhas, Ana Farias, explica que houve uma violação da liberdade de expressão e aponta como exemplo a divulgação de dados confidenciais por parte da Câmara de Lisboa.
Noticiário

23h. Liberdade de expressão em causa em Portugal

É o que aponta a Amnistia Internacional, no relatório anual da organização. A coordenadora de campanhas, Ana Farias, diz que aumentou o número de casos em que houve violação destas liberdades.
Resposta Pronta

"Proteção temporária é mais célere que refugiado"

Diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alerta para a diferença de tratamento entre refugiados da Ucrânia e de outros países e justifica com "ganhos políticos e eleitorais".
Guerra na Ucrânia

Amnistia investiga tráfico humano entre refugiados

A Amnistia Internacional alerta os refugiados para "terem cuidado" e apenas pediram apoio junto das agências ou Organizações não Governamentais credíveis que estejam no terreno.
Brasil

Amnistia lembra morte de Marielle Franco

A Amnistia Internacional montou uma instalação na escadaria em frente à Câmara Municipal do Rio de Janeiro e exige que as famílias tenham acesso à investigação policial.
Guerra na Ucrânia

Ataque a Chernigiv pode ser crime de guerra

Depois de analisar os factos, a equipa de resposta a crises da Amnistia indica que "foi provavelmente um ataque aéreo russo em que foram usadas pelo menos oito bombas aéreas não direcionadas".
Gabinete de Guerra

Amnistia Internacional investiga crimes de guerra

Pedro Neto, diretor da Amnistia Internacional Portugal, diz que "o que constitui crimes de guerra está a corresponder à verdade". Fala de "ataques indiscriminados e utilização de munições proibidas".
Amnistia Internacional

Amnistia Portugal convoca vigílias em oito cidades

"A organização pretende relembrar a necessidade de garantir que todos os direitos humanos são salvaguardados e assegurar o cumprimento do direito internacional humanitário", explica o comunicado.
Coronavírus

AI. Farmacêuticas privilegiam o lucro 

O relatório da Amnistia acusa as farmacêuticas de "tragicamente falharem o desafio de estar à altura de uma crise sanitária e de direitos humanos humanitária, que acontece uma vez num século".
Amnistia Internacional

Amnistia pede que TPI apure repressão na Venezuela

Uma investigação sobre a repressão na Venezuela, revelou que "existe uma correlação" entre as detenções arbitrárias efetuadas pelas forças de segurança, e a estigmatização através da imprensa.
América

Amnistia condena assassínio de 20 ativistas

A Amnistia Internacional fala em "cenário aterrador" no continente americano para os que utilizam a sua voz para defender os direitos humanos. Apenas num mês, 24 ativistas e jornalistas foram mortos.
Conflito Israelo-palestiniano

Amnistia Internacional acusa Israel de "apartheid"

O relatório refere que Israel impõe um sistema de opressão e dominação aos palestinianos, quer os que vivem em Israel e nos Territórios Palestinianos Ocupados, quer os refugiados noutros países.
Amnistia Internacional

"Maratona de Cartas." Última chamada para ajudar

Trata-se de uma campanha da Amnistia Internacional que lança um alerta para uma série de casos de violação de direitos humanos. Em Portugal acaba a 4 de fevereiro.
Amnistia Internacional

Israel. Relatório divulgará política de apartheid

O relatório é o fruto de quatro anos de trabalho, de investigação e de compromisso da Aministia e vai acusar Israel de praticar uma política "de apartheid" em relação aos palestinianos.
Amnistia Internacional

Amnistia Internacional lança jogo sobre direitos

"Este jogo foi projetado para capacitar e encorajar as pessoas de todas as faixas etárias, mas especialmente o público mais jovem, a aprender sobre direitos humanos de forma envolvente", afirmou a AI.
Rússia

Navalny. Amnistia denuncia "perseguição impiedosa"

Diretora da Amnistia Internacional exigiu o fim imediato da "perseguição implacável desencadeada pelo Kremlin, que está obcecado com a ideia de silenciar e difamar Alexei Navalny e os seus apoiantes".
Direitos Humanos

Direitos Humanos. Amnistia pede "coragem política"

Diretor executivo da Amnistia Internacional -- Portugal considera que "os direitos humanos têm de ser trazidos para a mesa das negociações" e das políticas internacionais.
Presidente da República

Amnistia fala na "urgência" de proteger ativistas

Amnistia está preocupada, uma vez que tem monitorizado e observado a aceitação e normalização do preconceito manifestado por partidos políticos no exercício das suas funções.
Brasil

Violência contra indígenas preocupa Amnistia

Apenas nas duas primeiras semanas deste mês registaram-se homicídios, ameaças e perseguições a lideranças indígenas e até uso excessivo de força por parte da polícia contra povos nativos.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Migrantes. AI pede que Portugal não dê informações

Depois de o embaixador marroquino mostrar interesse em identificar os migrantes, a Amnistia pede que se perceba por que razão estes pediram estatuto de refugiado, de modo a proteger os seus direitos.
Migrações

AI pede reforço de rede consular para crises

O diretor executivo da Amnistia Internacional em Portugal, Pedro Neto, explicou que há "um problema muito grande" no acolhimento de refugiados: "Não há rotas seguras para essas pessoas chegarem cá".
Migrações

Amnistia exige fim das deportações de haitianos

A organização não governamental acusa os "Estados do continente americano" de não estarem a "proteger os migrantes haitianos, que procuram estabilidade e segurança".
Julian Assange

ONG pede aos EUA que retirem acusações a Assange

A Amnistia Internacional considera "grotesco" que ninguém tenha sido responsabilizado por alegados crimes de guerra dos EUA no Iraque e Afeganistão, que Julian Assange ajudou a divulgar.
Amnistia Internacional

Amnistia fecha escritórios em Hong Kong

A organização não-governamental garante que não é possível "trabalhar livremente e sem medo de represálias por parte do Governo" em Hong Kong, fechando, por isso, os seus escritórios na região.
Afeganistão

Amnistia Internacional pede proteção de afegãos

Os países vizinhos fecharam as suas fronteiras aos afegãos sem documentos de viagem e em países da Europa e da Ásia Central os afegãos são alvo de "reclusões ilegais, detenção e deportação", diz ONG.
Amnistia Internacional

Amnistia exorta Irão a anular execução de jovem

"O recurso à pena de morte contra os menores no momento onde o crime foi cometido é proibido pelo direito internacional e constitui uma odiosa violação dos direitos da criança", lembra a ONG.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.