Amnistia Internacional
Amnistia Internacional

AI denuncia repressão pelo caso Jamal Khashoggi

A 2 de outubro de 2018, o jornalista saudita Jamal Khashoggi foi morto no consulado da Arábia Saudita em Istambul por agentes sauditas. AI acusa Arábia Saudita de bloquear monitorização do caso.
Moçambique

Moçambique. Amnistia pede respeito nas eleições

A Amnistia Internacional apela aos partidos políticos que concorrem às eleições gerais para respeitarem os direitos humanos, lembrando os ataques contra dirigentes e ativistas dos últimos anos.
Incêndios

Amazónia. Amnistia quer responsáveis investigados

120
A Amnistia Internacional pediu às autoridades brasileiras que investiguem e acusem os responsáveis pelos incêndios ilegais na Amazónia, durante o lançamento de uma campanha para pressionar o governo.
Amnistia Internacional

Filipinas. AI quer ONU a investigar guerra à droga

Mais de cinco mil suspeitos ligados ao tráfico ou ao consumo de drogas, na sua maioria pobres, morreram em supostos confrontos armados com a polícia, diz o relatório da Amnistia Internacional.
Amnistia Internacional

Honduras. Amnistia denuncia uso excessivo de força

A Amnistia Internacional denunciou, na sexta-feira, que pelo menos seis pessoas morreram nas Honduras desde abril devido ao uso de força excessiva do Exército contra os manifestantes.
Ativismo

Amnistia Internacional dá prémio a Greta Thunberg

1102
A jovem ativista pelo ambiente Greta Thunberg e o movimento de greves pelo clima que criou o Fridays for Future foram designados "Embaixadores de Consciência" da Amnistia Internacional em 2019.
Amnistia Internacional

Amnistia: Bolsonaro viola direitos humanos 

A Amnistia Internacional lançou uma ação chamada 'Brasil para todo o mundo' em que apresenta as suas preocupações sobre as políticas de Bolsonaro que considera violarem os direitos humanos.
Amnistia Internacional

Idai. Amnistia Internacional quer mais assistência

Amnistia Internacional (AI) considerou que é necessário mais assistência internacional para ajudar e proteger os direitos das pessoas afetadas pelo ciclone Idai.
Amnistia Internacional

Venezuela. Amnistia Internacional denuncia abusos 

A Amnistia Internacional afirmou esta quarta-feira que "autoridades de Nicolás Maduro estão a tentar usar o medo e a punição para impor uma estratégia repulsiva de controlo social" .
Amnistia Internacional

Portugal e Cabo Verde têm "muitas semelhanças"

Amnistia falou sobre direitos humanos, nomeadamente em áreas do trabalho, da habitação, da pobreza e da violência de género, e conclui que encontrou "muitas semelhanças" entre Portugal e Cabo Verde.
Amnistia Internacional

Amnistia Internacional pressiona Austrália 

A Amnistia Internacional é contra a detenção de migrantes nos países do Pacífico. Mais de mil refugiados e requerentes de asilo permanecem retidos em "prisões ao ar livre".
Amnistia Internacional

Violação só é reconhecida quando há violência

Amnistia Internacional alerta que maioria dos países europeus continua a reconhecer o crime de violação sexual só quando há violência física, ameaça ou coação, contrariando a Convenção de Istambul.
Amnistia Internacional

Amnistia. Egito tortura e faz desaparecer crianças

139
Pelo menos seis crianças foram torturadas sob custódia no Egipto, denunciou a ONG. As autoridades fizeram desaparecer outras 12, segundo familiares das crianças.
Amnistia Internacional

"Maratona de Cartas" pede justiça para Marielle

A Amnistia Internacional vai dedicar, este ano, a habitual campanha "Maratona de Cartas", a mulheres defensoras dos direitos humanos, cada vez mais alvo de ataques por causa do seu trabalho.
Amnistia Internacional

O discurso de ódio já está em Portugal

3740
O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos humanos.
Amnistia Internacional

Amnistia retira prémio a Aung San Suu Kyi

206
A líder de Myanmar Aung San Suu Kyi traiu os valores que um dia representou pelo que lhe é retirado o prémio Embaixadora da Consciência, a mais alta distinção da Amnistia Internacional.
Amnistia Internacional

Protestos em Gaza. Amnistia pede contenção

A Amnistia Internacional expressou "sérias preocupações" perante as manifestações previstas para Gaza, durante esta sexta-feira, pedindo a Israel contenção perante eventuais incidentes.
Amnistia Internacional

Amnistia lança campanha para abolir pena de morte

A Amnistia Internacional lança esta quarta-feira uma nova campanha pelo fim da pena de morte em cinco países e pede a todos os governos para "darem passos firmes" no sentido da sua abolição universal.
Venezuela

Venezuela. Foram executadas mais de 8.200 pessoas

2303
O Estado venezuelano terá usado força letal contra as populações mais pobres e vulneráveis, o que resultou em mais de 8.200 alegadas execuções extrajudiciais em dois anos.
Armas De Fogo

EUA acusados de não protegerem direitos humanos

O novo relatório da Amnistia Internacional declarou a violência armada nos Estados Unidos como uma "crise dos direitos humanos" e acusou o governo de falhar na proteção dos cidadãos por não mudar lei.
África

Amnistia apela à proteção dos albinos

Segundo a Amnistia Internacional, as pessoas com albinismo são mortas devido à crença de que as partes do seu corpo têm poderes mágicos que dão boa sorte e riqueza.
Guiné Equatorial

Amnistia Internacional saúda Guiné Equatorial

A Amnistia Internacional saudou a amnistia aos presos políticos anunciada pelo Presidente da Guiné Equatorial, mas instou Teodoro Obiang a dar mais passos no respeito pelos direitos humanos.
Amnistia Internacional

Militares acusados de crimes contra a humanidade

A Amnistia Internacional (AI) acusou oficiais birmaneses de realizarem ataques sistemáticos contra a minoria muçulmana Rohingya, razão pela qual devem ser julgados por crimes contra a humanidade.
Moçambique

Amnistia pede medidas contra grupos armados

A Amnistia Internacional apelou às autoridades de Moçambique para que tomem medidas para pôr fim à vaga de ataques mortais de grupos armados na província de Cabo Delgado, norte do país.
Síria

Síria. Coligação ocidental matou centenas de civis

A Amnistia Internacional considera que a operação militar liderada pelos Estados Unidos para expulsar os "jihadistas" de Raqa, na Síria, violou o "direito humanitário internacional".
Venezuela

Fugir do país para dar à luz: o êxodo das grávidas

Partir da Venezuela em situação de emergência para dar à luz na Colômbia é mais um reflexo da deterioração grave, terminal e irresponsável dos serviços de saúde venezuelanos.
Londres

Jovens negros discriminados com base na música

Jovens negros estão a ser discriminados pela polícia de Londres devido ao uso de uma base de dados que tem como critérios o tipo de música ouvido ou a atividade nas redes sociais.
Iraque

Amnistia denuncia abusos contra mulheres no Iraque

Mulheres que vivem em campos de deslocados no Iraque são forçadas a ter relações sexuais para conseguirem ajuda humanitária. Foram registados estes abusos em oito campos, de acordo com a Amnistia.
Moçambique

Organizações pedem suspensão de empresa mineira

Organizações moçambicanas pedem a suspensão de atividade da empresa mineira Haiyu Mozambique Mining, que está a ser acusada de violar leis moçambicanas e internacionais.
Moçambique

Empresa mineira chinesa resolve irregularidades

A empresa chinesa Haiyu Mozambique Mining, visada pela Amnistia Internacional por violação de leis na exploração mineira no norte de Moçambique, disse que as irregularidades foram ultrapassadas.
Moçambique

Moçambique. Amnistia alerta para cultura do medo

A Amnistia Internacional diz que os raptos e agressões a comentadores políticos estão a provocar uma "cultura do medo", depois de o jornalista Ericino de Salema ter sido raptado.
Amnistia Internacional

Empresa mineira viola leis em Moçambique

A empresa mineira Haiyu Mozambique Mining não realizou "as auditorias de impacto ambiental" a explorar areia pesada em Moçambique. Amnistia considera que resultou no desalojamento de 290 pessoas.
Amnistia Internacional

139 manifestantes detidos nas Maldivas

Principal força da oposição, o Partido Democrático das Maldivas (MDP, na sigla inglesa), confirmou as detenções e indicou que ocorreram durante uma manifestação em Malé.
Myanmar

Amnistia acusa Myanmar de incendiar aldeias

A Amnistia Internacional diz que em Myanmar se está a assistir a "uma conquista de terra pelos militares numa escala dramática" para abrigar as forças que cometem crimes contra os rohingyas.
Refugiados

Amnistia denuncia acordo entre Itália e Líbia

A Amnistia Internacional denunciou as consequências desumanas do acordo assinado há um ano entre Itália e Líbia para impedir refugiados e migrantes de entrarem na Europa.
Amnistia Internacional

Nigéria. Estratégia para conter violência é ilegal

A Nigéria é cenário de violentos confrontos que só este mês fizeram 168 mortos. As autoridades têm levado a cabo raides aéreos sobre vilas e aldeias para tentar conter a violência intercomunitária.
Brasil

Brasil. Ativistas denunciam racismo 

De acordo com os dados, cerca de 23 mil jovens negros são assassinados todos os anos no Brasil. Os ativistas pedem que o governo o enfrente o "racismo estrutural e institucional".
Direitos Humanos

Ativistas pedem maior proteção

A Amnistia Internacional alerta para o facto de os Estados não estarem a proteger devidamente aqueles que lutam pelos direitos humanos. Em 2016, pelo menos 281 ativistas foram mortos.
Amnistia Internacional

"O Estado de Rakhine é uma cena de crime"

A Amnistia Internacional publicou um relatório onde descreve as atrocidades cometidas no Estado de Rakhine contra os rohingya. Este Estado é "uma prisão a céu aberto".
Guiné Equatorial

Amnistia exige libertação de cartoonista

A Amnistia Internacional exigiu esta quinta-feira a libertação "imediata e incondicional" de um cartoonista crítico do regime da Guiné Equatorial, que está preso há dois meses sem acusação.
Amnistia Internacional

Violência. Acórdão polémico é "preocupante"

505
A Amnistia Internacional considera o polémico acórdão do Tribunal da Relação do Porto "violador das obrigações internacionais a que Portugal está vinculado". Há também uma petição pública a decorrer.
Myanmar

Exército de Myanmar matou centenas de rohingyas

A Amnistia Internacional visitou cinco aldeias e concluiu que o exército de Myanmar matou centenas de rohingyas e incendiou dezenas de povações. A organização pediu um embargo de armas ao país.
Myanmar

Amnistia. Líderes falharam com os 'rohingyas'

Num comunicado, a organização alerta que o êxodo dos rohingyas de Myanmar superou o número de refugiados que chegaram à Europa em 2016. O secretário-geral da Amnistia acusa os líderes mundiais.
Amnistia Internacional

Polícia turca deteve vários ativistas

Sete ativistas dos direitos humanos e o diretor da Amnistia Internacional foram detidos pela polícia turca. Não são conhecidas as razões para as detenções.
Amnistia Internacional

Amnistia pede investigação a perseguição de gays

Portugal entregou na embaixada da Rússia em Lisboa uma petição com mais de 4 mil assinaturas apelando às autoridades russas que investiguem os relatos de perseguição de homossexuais na Chechénia.
Amnistia Internacional

França usa estado de emergência indevidamente

A Amnistia Internacional acusou as autoridades francesas de aproveitarem as medidas adotadas no âmbito do estado de emergência decretado em França para limitar manifestação pacífica.
Amnistia Internacional

"Queremos que Macron faça pressão sobre Putin"

A Amnistia Internacional colocou dois casais de homens abraçados junto à Torre Eiffel para pedir a Macron "pressão" sobre Putin, de visita a Paris, para pôr fim "à homofobia na Chechénia".
Amnistia Internacional

EUA perdem rasto a armas que estão com extremistas

334
Os EUA perderam o rasto a armamento no Iraque e no Kuwait, parte do qual estará nas mãos de extremistas. As armas destinavam-se a equipar o Exército iraquiano e os combatentes curdos.
Amnistia Internacional

Turquia acusada de demissões arbitrárias

A organização de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional acusou a Turquia de proceder a despedimentos "arbitrários, injustos e politicamente motivados".
Amnistia Internacional

Campanha global pelos direitos humanos

Amnistia Internacional anunciou o lançamento de uma nova campanha global, que designou como Brave, para pôr fim à ofensiva em curso contra os defensores dos direitos humanos em todo o mundo.
Presidenciais em França

Amnistia Internacional contra Le Pen em França

A Amnistia Internacional pede aos franceses que considerem o potencial "impacto" das eleições presidenciais francesas nos Direitos Humanos
Amnistia Internacional

Guterres na ONU: 100 dias de "completa inação"

2805
A diretora da Amnistia Internacional na ONU acusa António Guterres de "inação" nos seus primeiros 100 dias como Secretário-Geral. Síria e Iémen e os colonatos israelitas estão no centro das críticas.
Iraque

Centenas de civis morrem em Mossul

Centenas de civis morreram em bombardeamento no interior das suas casas ou em refúgios depois de o Governo do Iraque lhes ter pedido para não fugirem durante a ofensiva na cidade de Mossul.
Austrália

Amnistia condena Austrália por imigração "abusiva"

A Amnistia condenou esta quarta-feira a Austrália pela sua "abusiva" e "desumana" política de detenção de imigrantes nos centros de Nauru e Papua Nova Guiné para processar os pedidos de asilo.
Brasil

Brasil. Leis no Congresso afetam direitos humanos

A Amnistia Internacional diz que o Congresso do Brasil está a discutir projetos que terão impacto nos direitos humanos que terão impactos na saúde e na educação.
Moçambique

Amnistia. Segurança e Renamo cometeram abusos

A Amnistia Internacional considera que as forças de segurança moçambicanas e o braço armado da Renamo cometeram abusos sobre os direitos humanos durante o ano passado.
Amnistia Internacional

Timor. Amnistia alerta para a violência de género

Processos contra jornalistas, violência de género e uso excessivo de força, tortura e maus tratos pelas forças de segurança são as principiais violações segundo o relatório da Amnistia.
Amnistia Internacional

Amnistia critica Portugal por condições prisionais

Restrição de direitos das pessoas com deficiência decorrente da crise e relatos de maus tratos nas prisões, com condições inadequadas, são as críticas a Portugal feitas pela Amnistia Internacional.
Mundo

Amnistia: mundo está "mais sombrio e instável"

A Amnistia Internacional considera que o mundo em 2016 se tornou "mais sombrio e mais instável" , devido ao agravamento dos conflitos da Síria e dos "discursos do ódio" na Europa e Estados Unidos.
Angola

Amnistia acusa Angola de silenciar crise social

A Amnistia Internacional acredita que o descontentamento social e os protestos decorrentes do agravamento da crise económica em Angola foram silenciados pelo Governo.
Síria

Síria: relatório sobre enforcamentos é "falso"

Regime sírio considerou "totalmente falso" o relatório publicado na terça-feira pela Amnistia Internacional, segundo o qual 13 mil pessoas foram enforcadas em cinco anos numa prisão perto de Damasco.
Síria

Amnistia denuncia execuções em massa na Síria

A Amnistia Internacional acusou o governo sírio de ter praticado "uma campanha de execuções extra-judiciais" entre 2011 e 2015 na prisão de Saydnaya, que resultou na morte de 13 mil pessoas.
Presidente Trump

Trump. Amnistia pede respeito por direitos humanos

A Amnistia Internacional considerou que Donald Trump tem de abandonar a "retórica do ódio" e comprometer-se na defesa dos direitos humanos.
Amnistia Internacional

Amnistia lança apelo a UE para proteger refugiados

123
A vaga de frio na Europa faz-se sentir intensamente nos campos de refugiados nas ilhas gregas, com as pessoas a dormir em tendas cobertas de neve. A Amnistia quer pôr os cidadãos a escrever a Junker.
Amnistia Internacional

Amnistia: "Não deixe Guantánamo para Trump"

A alguns dias de Trump tomar posse como presidente, a Amnistia Internacional reforçou os apelos para o encerramento daquela prisão e pediu a Obama para resolver a questão de Guantánamo antes de sair.
Amnistia Internacional

Amnistia denuncia atrocidades vividas em Mosul

A Amnistia Internacional salientou que muitas das crianças em Mosul sofrem ataques, testemunham cenas chocantes e algumas chegam até a morrer.
Refugiados

Amnistia diz que UE falha com direitos humanos

A Amnistia Internacional disse esperar que Portugal possa ser um exemplo para o mundo em matéria de acolhimento de refugiados, criticando a União Europeia pela falha em matéria de Direitos Humanos.
Itália

Polícia nega acusações de tortura a migrantes

A polícia italiana negou categoricamente esta quinta-feira as acusações de tortura feitas pela Amnistia Internacional, que indica a utilização de choques eléctricos e espancamentos em migrantes.
Conflito na Síria

Amnistia pede investigação a mortes de civis

A coligação internacional (liderada pelos EUA) deve investigar as informações sobre vítimas civis durante as suas operações e publicar os resultados, defende a Amnistia Internacional.
Tecnologia

Snapchat e Skype não protegem dados dos usuários

227
A Amnistia Internacional classificou em ranking 11 empresas tecnológicas, de acordo com a proteção da privacidade dos utilizadores. O Snapchat e o Skype aparecem nos últimos lugares.
Conflito na Síria

Alepo. Amnistia Internacional quer ação da ONU

A Amnistia Internacional declarou, esta quarta-feira numa reunião das Nações Unidas, esperar uma intervenção imediata da ONU no massacre de Alepo, onde o Conselho de Segurança falhou.
Amnistia Internacional

Dez países recebem 56% dos refugiados do mundo

86% dos refugiados estão em países de baixo ou médio rendimentos. Países que recebem 56% dos refugiados representam apenas 2.5% do PIB mundial. Os novos números e factos da Amnistia Internacional.
Amnistia Internacional

Amnistia acusa Sudão de ataques químicos

A Amnistia Internacional acusou as forças governamentais sudanesas de uma série de ataques químicos este ano que mataram dezenas de civis. A AI acredita que só este ano ocorrerem mais de 30 ataques.
Crise dos Refugiados

Mais de 75.000 refugiados sírios retidos 

A Amnistia Internacional informa que milhares de refugiados estão encurralados na "berma" há dois meses sem qualquer ajuda humanitária. Os refugiados aguardam a abertura da fronteira da Jordânia.
Rio 2016

Legado olímpico arruinado com assassinatos

A Amnistia Internacional afirmou que o legado olímpico ficou manchado pelas operações policiais que resultaram em , pelo menos, oito mortos e com a repressão de protestos pacíficos.
Conflito na Síria

Mais de 17 mil pessoas morreram nas prisões sírias

Desde o início da crise na Síria, 2011, morreram 17.723 pessoas sob custódia na Síria. A Amnistia Internacional divulgou um relatório em que condena as "torturas, condições desumanas e mortes".
Crise dos Refugiados

Amnistia pede à ONU plano para refugiados

A Amnistia Internacional apelou à ONU para finalizar o plano de ação para resolver a crise dos refugiados e alertou para o "falhanço histórico vergonhoso" em que se pode tornar o "Compacto Global".
Turquia

Amnistia diz ter provas de torturas na Turquia

A Amnistia Internacional diz que reuniu "provas credíveis" atestando casos de privação de alimentos e água, pancadas e violações a presos nos centros de detenção na Turquia, após 15 de julho.
Amnistia Internacional

Turquia. E, agora, os jornalistas

201
O Presidente turco prepara-se para acionar o estado de emergência. Entretanto, vários jornalistas perderam o direito a trabalhar. As purgas ultrapassam as 50 mil. Confira todos os dados.
Amnistia Internacional

Os relatos terríveis da tortura no Egito

As vítimas, muitas com apenas 14 anos, são detidas e encarceradas durante períodos que chegam a ultrapassar os 40 dias. Durante este período são brutalmente torturadas.
Amnistia Internacional

Prostituição. Amnistia pede fim da discriminação

A Amnistia Internacional divulgou a sua política de proteção dos trabalhadores sexuais de abusos e violações de direitos humanos, em que apela aos Governos que acabem com a discriminação.
Amnistia Internacional

Angola: Amnistia Internacional apela a libertação

550
O diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal saudou a libertação de Marcos Mavungo e apelou para que "outros prisioneiros de consciência" naquele país possam também ser libertados.
Educação

Amnistia Internacional cria manual anti-bullying

O projeto 'Stop Bullying', desenvolvido pela Amnistia Internacional nos últimos dois anos, em seis escolas portuguesas, promove, esta semana, várias ações de sensibilização.
Amnistia Internacional

AMI registou 218 casos de violência doméstica

A Assistência Médica Internacional registou, no ano passado, 218 casos de violência doméstica, menos 30 face a 2014, segundo o Relatório de Atividades e Contas 2015 da AMI.
Amnistia Internacional

Metade dos que recorrem à AMI tê menos de 30 anos

Quase metade das 28.069 pessoas que a Assistência Médica Internacional ajudou em 2015 tinha menos de 30 anos, segundo dados da organização, que apontam para uma descida de 6% no número de casos apoiados diretamente.
Nicolás Maduro

Maduro quer travar amnistia para presos políticos

O presidente da Venezuela pediu ao Tribunal que considere a lei da amnistia para presos políticos como ilegal. Chavistas consideram que a lei irá "deixar impunes" violações dos Direitos Humanos.
Pena de Morte

Mais de 1.600 executados em 2015. Pior só em 1989

Pelo menos 1.634 pessoas foram executadas em 2015, mais do que em qualquer ano desde 1989, revela hoje o relatório anual da Amnistia Internacional (AI) sobre a pena de morte.
Luaty Beirão

Amnistia Internacional quer anulação do julgamento

A Amnistia Internacional pediu a anulação do julgamento dos ativistas angolanos e apelou a Portugal para que "encoraje Angola a fazer justiça". Acrescenta ainda que o julgamento é de "faz-de-conta".
Amnistia Internacional

Amnistia critica agressão a adepto do Benfica

198
No seu último relatório, a Amnistia Internacional criticou a violência policial - citando o caso do estádio de Guimarães -, a discriminação e a violência contra as mulheres em Portugal.
Médio Oriente

Aministia Internacional condena execuções

A Amnistia Internacional condenou a execução de 47 pessoas realizada no sábado na Arábia Saudita, incluindo a do religioso xiita Nimr al-Nimr, falando em "justiça monstruosa e irreversível".
Manifestações

Protestos em Londres pelas execuções na Arábia

Dezenas de pessoas concentraram-se em frente à Embaixada da Arábia Saudita em Londres, em protesto contra as 47 execuções efetuadas no país árabe.
Amnistia Internacional

Rússia acusada de crimes de guerra na Síria

A Amnistia Internacional acusou hoje a Federação Russa de ter matado "centenas de civis" e causado "destruição massiva" na Síria, o que pode "constituir crimes de guerra".
Crise dos Refugiados

Amnistia pede penalização de estados europeus

A Amnistia Internacional apela à Comissão Europeia que abra procedimentos de infração contra Espanha, Grécia, Bulgária e Hungria por não proteção dos refugiados que chegam à Europa.
Amnistia Internacional

A tortura que ainda é praticada pela China

104
Um relatório da Amnistia Internacional expõe os métodos de tortura utilizados nos interrogatórios na China. Foram ouvidos 40 advogados de Direitos Humanos e são relatados vários casos reais.
Angola

Luaty Beirão: Ana Gomes fala de "submissão total"

161
Machete disse que Portugal não se vai "imiscuir" no caso dos ativistas presos em Angola, entre os quais um português. Ana Gomes fala de "submissão total" a Angola. Martins da Cruz elogia MNE.
Crise dos Refugiados

Amnistia Internacional pede "mudanças drásticas"

A Amnistia Internacional pediu hoje que a Europa mude drasticamente a forma como está a lidar com a crise de refugiados. Resposta europeia está a ser "fragmentada e incoerente".
Direitos Humanos

Aldeia indiana ordena violação de duas irmãs

2170
Sentença foi decidida pelo conselho da aldeia, não eleito, como punição por irmão das jovens ter fugido com uma mulher casada e de casta superior. Família está fugida e à espera de proteção.
Mundo

Amnistia quer descriminalização da prostituição

515
A decisão é polémica e a votação dividiu-se. Para além do fim da repressão contra os trabalhadores do sexo, a Amnistia também vai lutar pelo fim da repressão contra clientes e proxenetas.
Brasil

Polícia do Rio mata mais de 840 pessoas ao ano

A polícia do estado brasileiro do Rio de Janeiro utiliza força letal "desnecessária e excessiva", que matou mais de 840 pessoas por ano, em média, entre 2005 e 2014, acusou a Amnistia Internacional.
Mundo

Organizações humanitárias criticam julgamento

Amnistia Internacional e a Human Rights Watch criticaram nesta terça-feira o julgamento na Líbia que condenou à morte nove pessoas próximas do regime de Muamar Kadhafi.
Egito

Amnistia denuncia prisão de ativistas no Egito

A Amnistia Internacional denunciou a política de detenção sistemática de ativistas no Egito, como forma de eliminar a dissidência política.
Angola

Angola e os livros que beliscam o poder

1314
Desde sábado, 20 ativistas foram detidos em Angola por lerem um livro com soluções de luta pacífica contra o regime. "A questão não é judicial, é política", diz ao Observador o advogado de três deles.
Amnistia Internacional

Líderes mundiais "condenam" refugiados à morte

1327
“Estamos a testemunhar a maior crise mundial de refugiados da nossa era", denuncia a Amnistia. Que deixa propostas para que os refugiados vivam com mais dignidade e que mais vidas possam ser salvas.
Nigéria

Amnistia diz que exército já matou 8 mil pessoas

Entre execuções sumárias e privações nas prisões nigerianas, a Amnistia internacional estima que já tanham morrido 8 mil pessoas na luta contra os terroristas do Boko Haram.
Mundo

Quotas da União Europeia são "bastante modestas"

O diretor da Amnistia Internacional para a Europa, John Dalhuisen, defende em entrevista que a Europa deve estar preparada "para ver o número de refugiados e pedidos de asilo a aumentar".
Amnistia Internacional

Vítimas do Mediterrâneo homenageadas junto ao Tejo

Cerca de meia centena de pessoas participaram terça-feira em Lisboa numa marcha silenciosa para exigir aos líderes europeus maior ação na questão dos imigrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo.
Afeganistão

Afeganistão: quando se é violada, casa-se com o violador

1712
É assim no Afeganistão. Gulnaz foi violada pelo marido da prima e, porque ele era casado, foi acusada de adultério. Para ser libertada, teve de casar com o violador. Está grávida do terceiro filho.
Amnistia Internacional

Penas de morte aumentam quase 30% em 2014

O número de sentenças de morte cresceu 28% em relação a 2013, segundo os dados da Amnistia Internacional. Já o número de execuções desceu 22%.
Liberdade de Imprensa

Diamantes de Sangue.15 mil partilhas em 48 horas

O ativista e jornalista angolano Rafael Marques viu o seu livro "Diamantes de Sangue", disponível para download grátis no site da Tinta da China, atingir as 15 mil partilhas em menos de 48 horas.
Dia da Mulher

Direitos das mulheres estão ameaçados

344
Duas décadas após a aprovação de um acordo global de referência sobre a igualdade de género, existe a ameaça de um retrocesso nos direitos das mulheres, advertiu hoje a Amnistia Internacional (AI), em Nova Iorque.
País

Amnistia Internacional preocupada com austeridade

Mas não só. A organização denunciou a existência de prisões com condições "deploráveis", polícias que abusam da força, discriminação étnica e um aumento da violência contra as mulheres.
Mundo

Varoufakis adere a causa da Amnistia Internacional

O ministro grego deixou-se fotografar, esta segunda-feira, ao lado de uma ativista. O objetivo? Aderir a uma campanha que quer acabar com as mortes de imigrantes a caminho da Europa.
Direitos Humanos

Amnistia junta cantores pelos direitos humanos

Os Xutos e Pontapés e os Linda Martini atuam esta quarta-feira no Teatro Tivoli, em Lisboa, no espetáculo "Live Freedom", para assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Amnistia Internacional

O mundo abandonou os refugiados sírios

860
"Não se compreende que estas pessoas estejam entregues a si próprias", comenta a responsável da organização de direitos humanos em Portugal. Resposta da UE é "chocante", acrescenta.
Amnistia Internacional

"Bem-vindos ao inferno" da tortura na Nigéria

203
Relatório da Amnistia Internacional mostra as atrocidades das autoridades da Nigéria em busca de confissões. Unhas e dentes arrancados a sangue frio, abusos sexuais e choques elétricos são técnicas.
Conflito na Ucrânia

Rússia e Ucrânia acusada de crimes de guerra

A Aministia Internacional acusou os separatistas russos e milícias ucranianas pró-governamentais de crimes de guerra e afirma ter havido ingerência russa no conflito que decorre no leste da Ucrânia.
Apps

Esta app é um "botão de pânico" (e esconde-se)

Não entre em pânico. Antes de pôr as mãos no ar, faça um clique no seu telemóvel. Quem quer que lhe pretenda fazer alguma coisa, vai ter uma surpresa.
A página está a demorar muito tempo.