Um avião C-130H da Força Aérea Portuguesa (FAP) largou esta quarta-feira, durante um treino, carga em terrenos privados na localidade de Sarilhos Pequenos, no Montijo, causando danos materiais “que serão alvo de avaliação e compensação”, anunciou hoje a FAP.

Num comunicado, a FAP revelou que o incidente ocorreu pelas 16h05, durante um procedimento de treino de largada de carga, quando, “por razões que estão a ser apuradas”, parte da carga, constituída por água, caiu em terrenos privados junto à Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo, distrito de Setúbal, sem provocar danos pessoais.

Ainda de acordo com a FAP, foram “de imediato” contactadas as forças de segurança e deslocados meios próprios para o local. O treino foi cancelado e o avião C-130H aterrou em segurança às 16h23 na BA6.

[Já saiu o segundo episódio de “A Grande Provocadora”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de Vera Lagoa, a mulher que afrontou Salazar, desafiou os militares de Abril e ridicularizou os que se achavam donos do país. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio.]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“No local da ocorrência foi possível confirmar que a carga largada provocou danos materiais que serão alvo de avaliação e compensação”, destacou a FAP, salientando que a carga largada “tratava-se de material biodegradável e não corrosivo”, que não representa perigo para as pessoas, animais ou ambiente.

Segundo a FAP, está em causa um líquido com corante utilizado durante treinos que permite perceber onde é que esta substância caiu.

O objetivo do procedimento de treino era a largada de carga no interior da BA6.

A carga “não provocou danos pessoais”, mas causou “danos materiais” de “pequena dimensão”, tendo atingido duas viaturas, de acordo com fonte oficial do ramo.