A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 19h00 de quinta-feira e as 9h desta sexta-feira 31 ocorrências devido ao mau tempo que se faz sentir no país. Ao Observador, fonte da Proteção Civil assinalou que a “região mais afetada” foi o Norte.
No norte do país registaram-se 16 ocorrências, a maioria relacionada com “a intensidade do vento que se tem feito sentir”. O tipo de ocorrências consiste em “quedas de árvores e de estruturas”.
Nas restantes regiões, Lisboa e Vale do Tejo registou “sete ocorrências”, seguido do Centro com “seis”, maioria relacionada com a “precipitação que se faz sentir”. A maior parte dos casos foram “limpeza de vias e inundações”.
Chuva forte no sul do país
Os distritos mais a sul de Portugal continental estão desde a madrugada com aviso laranja devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes, segundo o IPMA.
Os distritos de Faro e Beja vão estar sob aviso laranja até às 15h00 enquanto Lisboa e Setúbal até às 12h00 desta sexta-feira.
Estes quatro distritos estão também sob aviso amarelo até às 15h00 desta sexta-feira por causa das trovoadas frequentes e dispersas.
A previsão de precipitação para o Algarve levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar na quinta-feira a população daquela região para episódios de vento e chuva “forte e muito frequente” que poderão causar cheias ou inundações, e pediu para só serem feitas deslocações essenciais.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também esta sexta-feira os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Santarém, Leiria, Castelo Branco e Portalegre sob aviso amarelo por causa da chuva forte e acompanhada de trovoada até às 15h00.
Já os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo por causa da chuva até às 21h00 desta sexta-feira.
Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco e Portalegre voltam a estar com aviso amarelo entre as 3h00 e as 15h00 de sábado por causa da chuva forte e acompanhada de trovoada.
O IPMA emitiu também aviso amarelo por causa da chuva para a costa norte, costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira até às 9h00 desta sexta-feira.
A costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo estão também sob aviso amarelo entre as 12h00 de sábado e as 00h00 de domingo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com a 4 a 4,5 metros.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu geralmente muito nublado, precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoadas, vento forte nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (na Guarda e em Viseu) e os 18 (em Lisboa e em Setúbal) e as máximas entre os 16 (na Guarda e em Viseu) e os 24 (em Évora, Setúbal e Santarém).
Para o arquipélago da Madeira a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes até final da manhã, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, vento moderado a forte, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora, em especial nas terras altas e pequena descida da temperatura mínima.
No Funchal as temperaturas vão variar entre os 22 e os 27 graus e no Porto Santo entre os 22 e os 25 graus.