Um homem russo de 46 anos foi esta segunda-feira resgatado no mar de Okhotsk depois de passar mais de dois meses à deriva num barco insuflável. Quando foi encontrado, por pescadores de uma embarcação chamada “Angel”, Mikhail Pichugin estava em estado de choque, desidratado e sem forças. Foi retirado do barco com a ajuda de uma grua e, posteriormente, transportado para o hospital. O irmão, Sergei, e o sobrinho, Ilya, de 15 anos, não sobreviveram.

Foi no dia 4 de agosto que os três homens saíram da região russa de Khabarovsk (a seis mil quilómetros de Moscovo) em direção a Sacalina, ilha do Extremo Oriente russo, com o objetivo de ver baleias estando previsto o seu regresso no dia 9 do mesmo mês. Pouco tempo depois de partirem e na sequência de uma avaria no motor do barco, perderam as comunicações.

Quando perderem o contacto com o trio, os familiares informaram os serviços de emergência. Contudo, em declarações ao site de notícias Baza, acusam as autoridades de negligência por, alegadamente, não terem feito buscas num perímetro alargado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há cerca de uma semana e meia, os familiares dos homens alugaram um barco e fizeram buscas em Sacalina, mas sem sucesso. Só esta segunda-feira é que foram encontrados: Mikhail Pichugin vivo, o irmão e o sobrinho mortos. Até ao momento, não se sabe quando é que Sergei e Ilya morreram, nem foi possível apurar se este último estava vivo a 27 de agosto, dia em que completava 16 anos.

As circunstâncias do incidente continuam por apurar, sendo que as autoridades já se encontram a investigar, escreveu a Procuradoria dos Transportes do Extremo Oriente da Rússia no Telegram.

Durante os 67 dias que passou à deriva, Mikhail Pichugin terá perdido cerca de 50 quilos, metade do seu peso. O homem já disse, segundo o site Baza, que conseguiu sobreviver graças a uma reserva de água de cerca de 20 litros e a comer cereais e ervilhas, que demolhou em água.

Os corpos do irmão e do sobrinho ainda estavam no barco quando foi encontrado, a mil quilómetros do ponto de partida.