Seja para motos e carros para utilizar na via pública, ou para modelos com duas ou quatro rodas vocacionados exclusivamente para competição, quem pretende os melhores sistemas de travagem ou de amortecimento do mercado pondera decididamente tornar-se cliente da Brembo e da Öhlins. Agora a Brembo adquiriu a Öhlins por 370 milhões de euros, tornando-se incontornável.
A sueca Öhlins (a denominação da empresa é Öhlins Racing AB) nasceu da criatividade de Kenth Öhlin em 1976, mas rapidamente conquistou o seu lugar no mercado ao oferecer alguns dos amortecedores mais eficientes. Em 1998 o fabricante sueco associou-se ao gigante norte-americano Tenneco, que acabaria por assumir a totalidade da Öhlins em 2018 para agora, em finais de 2024, responder favoravelmente à tentativa da Brembo adquirir o especialista em amortecedores por 370 milhões de euros.
A Öhlins é uma marca muito apetecida, tendo conquistado diversos títulos de campeão mundial em Moto GP e em Superbike, mas hoje até no Mundial de F1 dá cartas, ao equipar equipas como a Ferrari. A Brembo não lhe fica atrás em notoriedade ou na galeria de troféus conquistados. Para o CEO deste especialista de travões, Matteo Tiraboschi, adquirir a Öhlins “foi um excelente reforço para o grupo, pois é uma marca a nível mundial e com grande reputação, tanto em estrada como na pista”.
“Esta aquisição visa tornar-nos ainda mais fortes na competição e na indústria das motos”, de que a Öhlins tem de imediato a “capacidade de representar 13% da facturação”, adianta Tiraboschi. A Tenneco, fornecedores tradicionais da indústria, mas de produtos mais main stream, saudou o acordo, com o encaixe realizado com a venda a permitir-lhes investir na visão da empresa a longo prazo.