Depois de um primeiro dia de agenda oficial a solo, Leonor presidiu, junto dos reis Felipe VI e Letizia e da infanta Sofia, à cerimónia de um dos eventos mais importantes da agenda oficial da herdeira do trono de Espanha. Em jeito de estreia, a princesa esteve em destaque desde quinta-feira, no âmbito dos Prémios Princesa das Astúrias 2024, com a entrega dos troféus a decorrer esta sexta-feira, 25 de outubro, em Oviedo.

Da Catalunha à Galiza, passando por Lisboa: o verão institucional de Leonor, a princesa das Astúrias

Já durante a manhã dessa jornada, e como é tradição, a família real espanhola desdobrou-se em audiências no Hotel Reconquista, onde se encontra hospedada, tendo primeiro reunido com os vencedores dos Prémios de Fim de Curso 2023 da Universidade de Oviedo e, de seguida, com os vencedores das Medalhas das Astúrias 2024. Junto dos presidentes dos júris dos Prémios Princesa das Astúrias, dos membros do conselho de administração, da Fundação Princesa das Astúrias e dos curadores eméritos dos Prémios, Leonor assistiu à cerimónia num vestido preto e branco em tweed acima do joelho da marca francesa Maje, acompanhada pela mãe que apostou num vestido romântico cor de framboesa, combinado com saltos altos nude, que seguiram a mesma linha da carteira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A infanta Sofia repetiu um look já conhecido, e que usou também em 2022 no Dia Nacional de Espanha, assinalado a 14 de outubro: um vestido fluido azul escuro da Carolina Herrera, com um estampado de bolinhas brancas e decote fechado, para anteceder a cerimónia de entrega dos prémios. Ao contrário da irmã, continua a apostar nos sapatos rasos, optando por umas sabrinas azul-marinho da marca Mathilda Shoes.

Antes de almoço, a família seguiu ainda para o Salão Covadonga onde receberam os premiados desta que é a 44.ª edição dos Prémios Princesa das Astúrias e onde a princesa Leonor entregou, a cada um, a insígnia da Fundação Princesa das Astúrias.

Os Prémios Princesa das Astúrias 2024 arrancaram ainda na quinta-feira com a figura que dá o nome a ser a protagonista. No seu primeiro ato oficial sem os pais e a irmã em Oviedo, Leonor foi nomeada Presidente Honorária da Câmara Municipal de Oviedo, seguindo a tradição familiar, com o pai a receber a mesma distinção em 1988. A princesa recebeu ainda a Medalha das Astúrias, numa cerimónia que teve lugar na Biblioteca do Edifício Histórico da Universidade de Oviedo e onde, de fato verde água do designer Pedro del Hierro, fez um discurso pessoal, recordando as memórias de infâncias nas Astúrias e as histórias que a sua bisavó Menchu Álvarez del Valle lhe contava a ela e à infanta Sofia. Afirmando que se sente em casa, a herdeira do trono espanhol realçou ainda o seu “sangue asturiano”.

“Fomos muito felizes aqui e somos muito felizes todos os anos quando vimos promover os valores promovidos pela Fundação Princesa das Astúrias. É por isso que esta manhã de outono é tão especial para mim”, disse Leonor durante o seu discurso, citada na Vanitatis.

As sete horas da princesa das Astúrias em Portugal: almoçou com o Presidente, brindou “ao querido povo português” e visitou o Oceanário

Pela tarde, junto do resto do clã, um novo look de Leonor, agora com uma saia estampada da marca italiana Philosophy di Lorenzo Serafini, que combinou com um top preto Carolina Herrera e uns brincos de diamantes. Por sua vez, Letizia reafirmou o compromisso com o ambiente e voltou a optar por usar um vestido alugado. Em tom azul-marinho e com um corte assimétrico, o vestido usado pela rainha de Espanha é da marca londrina Roland Mouret e foi acompanhado por uns saltos dourados da Magrit e uns brincos em ouro branco e diamantes.

Já a infanta Sofia, que chegou do Reino Unido, onde está a estudar no UWC Atlantic College, para assistir à estreia da irmã nos Prémios, apostou num visual mais simples, com um vestido preto justo, sem mangas e pelo tornozelo, da Zara, que conjugou com os sapatos Carolina Herrera.

A família real espanhola assistiu assim ao tradicional concerto de Entrega dos Prémios Princesa das Astúrias no Auditório-Centro de Congressos Príncipe Felipe, sob o título “Paisajes sonoros de América”. O evento era muito aguardado, uma vez que foi a primeira vez em quase três meses que os quatro apareceram juntos.

Vestidos, chapéus, carteiras: a tendência de alugar roupa e acessórios em vez de comprar

Por fim, a cerimónia desta sexta-feira à tarde, que distingue o trabalho científico, técnico, cultural, social e humanitário realizado por figuras ou instituições a nível internacional, teve início às 17h30 no Teatro Campoamor de Oviedo, com a chegada da família real espanhola, reunida numa imagem onde impera a escolha dos visuais escuros, acompanhados pela rainha Sofia. Foram entregues o Prémio Princesa das Astúrias das Artes a Joan Manuel Serrat, do Desporto a Carolina Marin, de Comunicação e Humanidades a Marjane Satrapi, de Ciências Sociais a Michael Ignatieff, de Literatura a Ana Blandiana, de Cooperação Internacional à Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), de Investigação Técnica e Científica a Daniel J. Drucker, Jeffrey M. Friedman, Joel F. Habener, Jens Juul Holst e Svetlana Mojsov, da Concórdia a Magnum Photos e o Vila exemplar das Astúrias a Sotres.

Cada prémio consiste numa escultura do pintor e escultor espanhol Joan Miró — símbolo que representa o galardão —, um diploma, uma insígnia e 50.000 euros.