Acompanhe a guerra na Ucrânia no nosso liveblog
O embaixador russo na Organização das Nações Unidas (ONU), Vassily Nebenzia, classificou as informações de que soldados norte-coreanos estavam a deslocar-se para linha da frente na Ucrânia como “mentiras descaradas”.
Numa reunião do Conselho de Segurança, Vassily Nebenzia realçou, contudo, que a “cooperação entre a Rússia e a Coreia do Norte”, mesmo que seja no âmbito “militar”, “não viola” o direito internacional. “Não está dirigida contra países terceiros”, afirmou Vassily Nebenzia.
O diplomata russo fez depois uma “pergunta muito simples” aos “colegas ocidentais”. “Se a cooperação militar entre a Rússia e a Coreia do Norte se revelar subitamente verdade, porque é que os EUA e os seus aliados estão a tentar impor a lógica de que ‘têm o direito de ajudar o regime de Zelensky’?”.
“Eles estão a mobilizar todo o potencial militar e de informações da NATO para a Ucrânia, mas a Rússia não tem o direito de fazer isso?”, questionou ainda Vassily Nebenzia.
Na sua intervenção, o embaixador deixou ainda críticas aos “cúmplices do regime de Zelensky” que estão a “tentar há mais de dois anos persuadir a liderança da República da Coreia do Sul” para cooperar com o “regime de Kiev” e “enviar-lhe armas”.
“Esperamos que os nossos colegas sul-coreanos sejam suficientemente sábios”, avisou Vassily Nebenzia.