894kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

600e. Este é maior e o mais desportivo modelo da Abarth

O Abarth 500, a gasolina e eléctrico, é um veículo desportivo pequeno mas com motores até 180 cv a gasolina e 155 cv a bateria. O novo 600e é um eléctrico maior e mais espaçoso, com 240 ou 280 cv.

4 fotos

A Abarth revelou o seu novo modelo, o 600e, um modelo eléctrico maior e com mais espaço a bordo, que é capaz de satisfazer as necessidades de uma pequena família em termos de volumetria interior. Mas o seu principal trunfo reside na mecânica, sobretudo por ser eléctrica, e oferecer a possibilidade de um de dois motores, o primeiro com 240 cv e o segundo, o mais potente, com 280 cv, o que o coloca ao nível dos melhores entre os que usufruem de menos de 4,2 metros de comprimento.

Até aqui a Abarth, como construtor desportivo, fazia-se representar no mercado pelo 500, modelo pequeno com 3,660 m de comprimento, 1,627 m de largura e uma distância entre eixos de apenas 2,300 m, muito inferior ao novo Abarth 600, que anuncia um comprimento de 4,189 m, uma largura de 1,808 m e uma distância entre eixos de 2,559 m. Isto significa mais 52,9 cm de comprimento, 18,1 cm de largura e uma distância entre eixos, que determina sobretudo o espaço para as pernas de quem se senta atrás, de mais 25,9 cm, com o Abarth 600 a assumir-se como um veículo substancialmente maior e mais espaçoso do que o pequeno 500 utilizado para relançar a marca desportiva da Fiat.

Se o Abarth 500e monta um motor com 155 cv, alimentado por uma bateria com 42,2 kWh brutos (37,8 kWh úteis), recarregável a 85 kW em corrente contínua (DC) e 11 kW em corrente alternada (AC), o Abarth 600e usufrui de uma bateria maior, a típica dos modelos mais recentes do grupo Stellantis com plataformas derivadas de modelos com motores a combustão, ou seja, com 54 kWh brutos e 50,8 kWh úteis de capacidade. Este acumulador é recarregável a 100 kW em DC, ou 11 kW em AC, o que reduz o tempo necessário para o carregamento.

Para fazer mover o Abarth 600e, o construtor italiano monta dois motores, com diferentes níveis de potência. A versão mais acessível do Abarth 600e, denominada Turismo, monta um motor com 240 cv, capaz de levar o modelo até aos 200 km/h, depois de passar pelos 100 km/h ao fim de somente 6,2 segundos. Tudo isto com um consumo de 19 kWh/100 km e uma autonomia, segundo o método WLTP, de 317 km.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Abarth 600e mais potente monta uma versão distinta do mesmo motor, mas aqui com uns mais impressionantes 280 cv. Com esta potência, o 600e, denominado Scorpionissima, oferece ao condutor mais 40 cv do que a versão mais acessível e o mesmo torque de 345 Nm. A velocidade máxima mantém-se nos 200 km/h, mas os 0-100 km/h caem para 5,85 segundos. Já o consumo homologado em WLTP continua nos 19 kWh/100 km, um valor relativamente elevado, mas idêntico à versão de 240 cv, o que significa que a autonomia se mantém nos 317 km, de acordo com o método europeu.

A versão Scorpionissima do 600e, a mais possante do Abarth, deverá ser obviamente a mais pretendida, mas os clientes deverão ter de disputar o acesso a uma das 1949 unidades que serão fabricadas. Esta homenagem ao ano de fundação da Abarth dá origem a um modelo que começará a ser entregue em Portugal no início de 2025 por 49.000€, enquanto a versão Turismo, com 240 cv, é proposta por 45.000€.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.