Era o nome mais popular para o cargo e a nomeação já tinha sido avançada por várias fontes da imprensa norte-americana. Mas a nomeação oficial só chegou esta quarta-feira: o senador Marco Rubio é a escolha de Donald Trump para secretário de Estado.
“Marco Rubio é um grande defensor da nossa nação, um verdadeiro amigo dos nossos aliados e um guerreiro sem medos que nunca vai recuar face aos nossos adversários”, descreveu Trump no comunicado em que fez o anúncio.
Rubio é descrito como “o falcão da política externa”, devido às suas posições decisivas e agressivas, especialmente face à China, mas também contra o Irão, Venezuela e Cuba. Norte-americano de origem cubana, é senador desde 2019, representando o seu estado natal da Florida, onde se destacou pela sua presença no comité de Negócios Estrangeiros. É um dos apoiantes mais vocais da máxima “A América Primeiro”.
A sua relação com Donald Trump começou tremida, com críticas veladas trocadas entre os dois, em 2016, mas melhorou, até Rubio se tornar um dos seus maiores apoiantes. Em 2020, colaborou na preparação do debate contra Joe Biden. Parece ainda ter alguma desconexão com o Presidente eleito, relativa à guerra na Ucrânia, pela qual responsabilizou Vladimir Putin, mas ainda assim afirmou que a prioridade “é a conclusão” do conflito. A sua posição sobre a ofensiva israelita é bem mais clara, tendo expressado lealdade total a Israel e responsabilizando “o Hamas a 100%” pelos milhares de civis mortos em ataques israelitas.
“Um verdadeiro defensor e um grande amigo”
Rubio sempre expressou lealdade a Israel. Em troca, Israel celebra agora a sua promoção, já que o republicano se antecipa um secretário de Estado muito menos resistente às exigências de Telavive do que o democrata Antony Blinken tem sido. A reação israelita à nomeação foi divulgada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Gideon Sa’ar, que felicitou Rubio.
“É um verdadeiro defensor dos valores comuns e um grande amigo de Israel. Estou ansioso para trabalhar consigo agora que enfrentamos desafios significativos na nossa região e no mundo”, escreveu Sa’ar no X.
Congratulations to Senator @MarcoRubio on your nomination as the 72nd Secretary of State.
You are a true advocate for our shared values and a great friend of Israel. I look forward to working with you as we face significant challenges to our region and the world.— Gideon Sa'ar | גדעון סער (@gidonsaar) November 13, 2024
Notícia atualizada às 22h40 com a reação do MNE israelita