Acompanhe o liveblog sobre a guerra na Ucrânia aqui
Bloggers de guerra russos avançaram que vários comandantes do Kremlin foram afastados e detidos por mentirem sobre os avanços territoriais na Ucrânia. Os relatos dos bloggers são um tópico em análise num dos mais recentes relatórios do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês) sobre o conflito.
“O comando militar russo terá detido e removido vários comandantes do 3.º Exército Combinado [CAA] russo depois de relatos incorretos sobre alegados avanços perto de Bilohorivka e protestos repetidos da comunidade milblogger russa”, pode ler-se no relatório de 16 de novembro.
O think tank norte-americano cita um canal russo que relata que várias figuras da chefia militar do 3.º Exército Combinado foram detidas após queixas de bloggers russos sobre líderes que planearam ataques “incompreensíveis” perto de Bilohorivka, que o Kremlin disse ter tomado em maio deste ano. Menciona também um outro canal que descreve a detenção do comandante da 123.ª brigada por esconder baixas e a “situação real” na direção de Siversk.
Um outro blogger citado pelo ISW diz que o comando militar russo não reagiu às denúncias inicias dos canais russos. Descreve que as figuras de topo ficaram a par destas situações quando se tentou marcar uma visita a Bilohorivka tendo a informação de que o exército russo controlava a localidade, que fica a 16 km de Siversk.
Alguns meios de comunicação social ucranianos também noticiaram que mentiras de responsáveis russos sobre os sucessos na região russa de Kursk, onde as tropas ucranianas lançaram vários ataques, deixaram as tropas em risco. Segundo a Euromaidan Press, alguns comandantes disseram falsamente ter recuperado controlo de várias localidades que os tinham deixado mais perto de Malaya Loknia. Uma “narrativa falsa” que teria deixado as tropas russas “cercadas”. Esta informação não foi confirmada por nenhuma fonte de informação independente.